Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAILLA CAROLINE SOUZA MENEZES
DATA: 28/02/2018
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: EM NOME DO POVO, DO ESTADO E DA FAMÍLIA? UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS REGULADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FEIRA DE SANTANA- BAHIA
PALAVRAS-CHAVES: Família. Diversidade familiar. Legislação educacional. Hegemonia Discursiva. Educação Infantil.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta proposta de dissertação analisa as concepções de família presentes nosdocumentos reguladores a Educação Infantil em Feira de Santana-Bahia. Dessa forma,estabelecemos como objetivos específicos: a) Investigar as concepções de família presentes nocampo jurídico brasileiro e suas relações com as legislações específicas educacionais; b)Identificar como o termo “família” está inscrito nos documentos que regulam a EducaçãoInfantil em Feira de Santana-Bahia; e, c) Discutir a historicidade, as disputas, os agentes e asfiliações ideológicas que envolvem a produção dos discursos sobre família nos documentos. Apesquisa se fundamenta no método materialista histórico-dialético como forma decompreensão da realidade e se baseia na metodologia da análise documental que utiliza comofontes de pesquisa documentos oficiais e não-oficiais. Para o tratamento dos discursosoptamos pela Análise de Discurso de linha francesa devido suas relações entre o político e osimbólico. Como resultados iniciais identificamos uma disputa entre dois grupos: os religiosos,que alegam a defesa de uma perspectiva biologizante e conservadora, e o grupo que defendea ampliação do conceito de família, sobretudo, a comunidade LGBTT. Esses dois grupospertencem a distintas filiações ideológicas que buscam legitimar nos espaços de poder suasconcepções de família.