Banca de DEFESA: ANDREA MARIA DOS SANTOS MATOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA MARIA DOS SANTOS MATOS
DATA: 27/02/2018
LOCAL: a definir
TÍTULO: Desempenho em leitura e resolução de problemas matemáticos na Prova Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Educação Básica. Prova Brasil. Desempenho em Leitura. Desempenho em Resolução de Problemas. Teoria de Resposta ao Item.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional

A Prova Brasil é uma avaliação em larga escala da educação básica aplicada aos 5º e 9º anos do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras cujo objetivo é aferir o desempenho em Matemática e Língua Portuguesa, nas habilidades de resolução de problemas e em leitura. Para resolver problemas matemáticos, é preciso ler o enunciado e compreender o que é solicitado e desenvolver os procedimentos matemáticos. Logo, existe uma relação entre o desempenho na Prova Brasil de Língua Portuguesa e Matemática, que é o objetivo de investigação desta tese, desenvolvida em três etapas. A primeira etapa teve por identificar as fronteiras cognitivas e pedagógicas entre a leitura e matemática. Do ponto de vista pedagógico, as duas disciplinas são estanques e separadas. Do ponto de vista cognitivo, embora as duas áreas do conhecimento acessem circuitos neurais distintos, ambas compartilham processos de representação e recuperação de informação simbólica, atenção, memória funcional e de controle cognitivo, o que mostra a aproximação em termos de processamento cognitivo. A segunda etapa consistiu na elaboração de um teste padronizado aos moldes da Prova Brasil, de modo a permitir o acompanhamento do desempenho individual do estudante. Os testes foram elaborados a partir dos itens disponíveis no site da Plataforma Devolutivas Pedagógicas do Inep; elegemos dois critérios de seleção utilizando os níveis das escalas de proficiências e os tópicos da Matriz de Referência de cada área/série avaliadas; distribuímos os itens conformes de estratificação de dificuldades em: fácil, médio e difícil; testamos os itens para identificar o grau de dificuldade conforme três parâmetros, discriminação, probabilidade de acerto ao acaso e grau de dificuldade, seguindo os preceitos da Teoria de Resposta ao Item. Após a validação do teste elaborado, passamos para a terceira etapa, cujo objetivo foi comparar o desempenho dos estudantes em leitura e em resolução de problemas. Participaram da pesquisa 227 alunos dos 6º e 9º anos do ensino fundamental de duas escolas públicas de Sergipe (estadual e federal), com idades entre 10 a 19 anos. Os procedimentos da coleta foram apreciados pelo comitê de ética em pesquisa, CAAE 2.008.797. Os dados foram submetidos à análise estatística. O desempenho em leitura está associado ao desempenho em resolução de problemas, apresentando uma correlação forte e significativa para os 6º anos (r=0,62 e p=<0,001) e para os 9º anos (r=051 e p<0,001). Os resultados apontam que as maiores proficiências em Matemática correspondem aos níveis superiores em Língua Portuguesa, para os 9º anos, e, nos 6º anos, não identificamos diferenças estatisticamente significativas. Na comparação entre o desempenho em Matemática e as questões de Língua Portuguesa que exigiram níveis básicos de proficiência, isto é, aquelas que apresentaram enunciados mais elementares e mais diretos, não existe diferença estatisticamente significativa Porém, para itens em níveis mais complexos, em que são exigidas habilidades para estabelecer relações entre os elementos textuais e o enunciado dos problemas, se observou influência do nível de proficiência em língua portuguesa no desempenho na resolução de problemas. Concluímos que existe relação entre o desempenho na Prova Brasil de Matemática e de Língua Portuguesa, mais especificamente, na relação entre resolução de problemas e proficiência em leitura, o que aponta para a necessidade de trabalho pedagógico articulado entre as disciplinas para efetividade nos resultados.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO