Banca de DEFESA: JOSELMA DUARTE SANTIAGO NUNES

DISCENTE: JOSELMA DUARTE SANTIAGO NUNES
DATA: 23/02/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: AS PRIMEIRAS CADEIRAS DE FRANCÊS DO IMPÉRIO BRASILEIRO: PRIMÓRDIOS DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR (1831-1837)
PALAVRAS-CHAVES: Disciplina escolar. Ensino de línguas. História da educação. Império. Língua francesa.

Esta dissertação apresenta uma análise do processo de criação das primeiras cadeiras de língua francesa do império brasileiro, no período de 1831-1837, nas províncias de Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. Para tanto, realizamos a análise e comparação das fontes coletadas – legislação educacional da época, relatórios ministeriais, falas dos presidentes das províncias, jornais referentes ao período recortado, regulamentos de instrução pública e relatórios de inspeção – bem como da historiografia referente à matéria. Com o objetivo de aprofundar o trato das fontes anteriormente citadas, nos embasamos nos pressupostos teóricos relacionados à disciplina e à cultura escolar, de Chervel (1990) e Julia (2001). A pesquisa nos permitiu concluir que a criação das cadeiras de língua francesa no império brasileiro apresentou desafios semelhantes e particulares nas três províncias analisadas, e que o ensino das aulas públicas de francês, centrado nos exames preparatórios, impediu que novas metodologias e outras habilidades da língua fossem desenvolvidas no período, uma vez que apenas a leitura, escrita e tradução eram ensinadas. Por outro lado, houve também aspectos positivos: primeiro, a gratuidade, que tornava a aprendizagem da língua francesa e das outras disciplinas preparatórias mais acessível, levando em consideração que tanto o Colégio de Pedro II quanto os melhores liceus do período estudado eram muito caros. Segundo, a contribuição dessas aulas para o desenvolvimento da disciplina, pois, atendendo aos anseios da comunidade estudantil da época, ela ganhava espaço na sociedade, que cada vez mais a enxergava como instrumento fundamental para o acesso ao ensino superior, até tornar-se uma disciplina constante no currículo da escola secundária brasileira, algo instituído desde 1837, com a fundação do Colégio de Pedro II, até, pelo menos, a reforma de 1971, quando as línguas estrangeiras deixaram de fazer parte do conteúdo obrigatório e a hegemonia da língua inglesa na escola já era incontestável.

Externo à Instituição - ESTER FRAGA VILAS BOAS CARVALHO DO NASCIMENTO
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO