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Banca de DEFESA: VIVIANE DOS REIS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE DOS REIS SILVA
DATA: 28/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Didática 6, sala 2.
TÍTULO: O que pensam as educadoras e o que nos revelam os bebês sobre a organização dos espaços na Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Bebês. Educação Infantil. Espaços. Creche. Saberes docentes.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa busca compreender os saberes docentes sobre a organização dos espaços para bebês e os usos destes espaços pelas crianças na Educação Infantil. Nosso arcabouço teórico passeia pelas obras de Abramowicz; Oliveira (2010); Agostinho (2004); Cairuga (2015); Carvalho (2011); Delgado; Müller (2005); Fernandes (2016); Horn (2004; 2015; 2013; 2014); Gandini (1999); Guimarães (2009); Nornberg (2013); Rocha (2008); Simiano e Vasques (2011), Soares; Sarmento; Tomás, (2004) e dentre outros autores que tecem discussões à luz da Sociologia da Infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada em um estudo de caso. O campo de pesquisa investigado foi o agrupamento etário denominado de Berçário I de uma creche municipal, localizada em Nossa Senhora do Socorro/SE, constituído por oito bebês e duas educadoras. Os dados foram produzidos com base na observação participante. Realizamos observações das rotinas do Berçário, seguidas de escritos em diário de campo, videogravações e registros de imagens por meio de fotografias, entrevistas audiogravadas com educadoras e aplicamos questionários. Todos esses procedimentos proporcionaram a organização de encontros reflexivos com as educadoras denominados de Móbiles dos Saberes. Utilizando-se a técnica de autoscopia (SADALLA; LAROCCA, 2004) foram retomados trechos de entrevistas, exibição de videogravações realizadas, episódios descritos, fotos e registros escritos, problematizando a organização dos espaços onde tais ações foram protagonizadas pelas educadoras e crianças integrantes do estudo. A análise dos dados produzidos foi realizada mediante os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Essa proposta funda-se na construção de uma pesquisa colaborativa, permitindo-se estabelecer diálogos entre o olhar do pesquisador e dos sujeitos envolvidos, contribuindo, assim, para provocar reflexões dos profissionais que atuam na creche sobre o seu trabalho, lapidando-se, por meio da junção entre teoria e prática, reflexões sobre as práticas pedagógicas, assentando-se em um caminho que preza pela qualidade dos espaços construídos com e para as crianças que ingressam na Educação Infantil desde bebês. Os dados produzidos revelam que a dimensão pedagógica da organização dos espaços para bebês é evidenciada pelas educadoras, mas os encontros reflexivos atentaram para a necessidade de reorganizações de tais espaciais. Revisitar e refletir sobre os momentos protagonizados pelos bebês e educadoras nos diferentes espaços da creche conduziu os sujeitos desta pesquisa a valorizar os arranjos espaciais que compartilhavam experiências, cotidianamente, reconhecendo-os como importante componente curricular da prática pedagógica com bebês.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELA DE OLIVEIRA GUIMARÃES
Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Presidente - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 30/01/2018 07:22
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