Banca de DEFESA: DANILO MOTA DE JESUS

DISCENTE: DANILO MOTA DE JESUS
DATA: 21/02/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: UMA HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA EM SERGIPE: DO ENSINO A ESTRUTURAÇÃO DO “CAMPO” (1925 – 1975)
PALAVRAS-CHAVES: Faculdade Anibal Freire. Faculdade de Odontologia. História Cultural. Sociedade Odontológica de Sergipe. Universidade Federal de Sergipe.

Este estudo tem como objetivo analisar e interpretar a história da formação do campo e a criação dos cursos de odontologia de Sergipe no período de 1925 a 1975. Trata-se de uma pesquisa histórica com abordagem na História Cultural. No desenvolvimento desse trabalho dialogamos com os conceitos de “Processo Civilizador” de Norbert Elias e os conceitos de “campo” e “capital” de Pierre Bourdieu. Com o intuito de mudar o quadro da Educação Superior em Sergipe, o então presidente Graccho Cardoso criou em 1925 os cursos de farmácia e cirurgia dentária, que tinham como objetivo abrir novas carreiras profissionais para a juventude sergipana. Mas a ideia foi interrompida após a mudança de gestão, Cyro Franklin de Azevedo encerrou as atividades da Faculdade em 1926. Um grupo de dentistas liderados por Arício Fortes, em 1957, reviveu a ideia de criar uma Faculdade de Odontologia em Sergipe por meio de uma Sociedade Civil, mas devido a dificuldades impostas por Leandro Maciel, as ações não foram a diante. Assim, Fortes abandonou a causa. Mas, em 1965 com o ressurgimento da Sociedade Odontológica a ideia de criação da Faculdade renasceu e, em 1966, uma lei estadual criou aa nova instituição de ensino. Com o apoio de diversos dentistas, políticos e de membros da elite aracajuana a ideia tomou forma e, com a criação da Universidade Federal de Sergipe a proposta dos odontólogos foi tomando corpo. Mas, intrigas dentro do campo dificultaram a inclusão do curso na nova Universidade. Somente, em 1970 o curso de odontologia foi criado. Em 1973, a primeira turma se formou e em 1975 o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação. A necessidade de criar um curso de odontologia em Sergipe se deu como resposta social de fortalecimento do campo odontológico, que buscava erradicar a atividade dos dentistas práticos.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo ao Programa - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo ao Programa - 426368 - ROSA MARIA VIANA DE BRAGANCA GARCEZ