Banca de DEFESA: MARKUS DE LIMA SILVA

DISCENTE: MARKUS DE LIMA SILVA
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: CORPOREIDADE E ADOLESCÊNCIA: ESTUDO SOBRE A AUTOESTIMA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente. Educação. Corporeidade. Autoestima. Fenomenologia.
ÁREA: Educação

Essa dissertação teve como propósito a descrição das influências do contexto escolar na autoestima de alunos do Ensino Médio de diferentes escolas de Aracaju, a partir das narrativas sobre a convivência e seus desdobramentos na corporeidade. Trata-se de um estudo que busca aproximar as contribuições da fenomenologia para o campo educacional, envolvendo as vivências corporais, as relações intersubjetivas e a manifestação da autoestima na corporeidade do adolescente. Utilizamos como base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, que busca a compreensão do ser humano em sua unidade. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições escolares de Aracaju, uma Escola Pública Estadual e outra Escola da Rede Particular de Ensino. Participaram desse estudo dez alunos de cada escola, com idades entre quatorze a dezoito anos, matriculados no segundo ano do Ensino Médio. Foi utilizada a abordagem qualitativa da pesquisa, pois entendemos ser mais adequada ao tipo de investigação adotada, tendo em vista que a sua principal característica é o saber descritivo que proporciona a interpretação de um contexto, assim como a descoberta de novos elementos que possam emergir durante o processo. Utilizamos como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas do tipo grupo focal, onde por meio da ampliação do objetivo foi possível contextualizar ainda mais os dados coletados e estabelecer uma interação maior entre investigados. Portanto, através das entrevistas foi possível compreender que escola é um local de múltiplas experiências corporais que atuam diretamente na percepção de mundo adolescente. Seus relatos, gerados pelas discussões durante a realização do grupo focal, revelam que as vivências corporais e as relações intersubjetivas, apresentam-se como fatores determinantes do desenvolvimento do indivíduo, pois é na adolescência que proliferam as crises e as incertezas sobre si mesmo. Desta forma, a escola precisa se afirmar como uma instituição que realmente possibilita a formação humana integral, onde a convivência entre seres humanos seja discutida, problematizada e refletida a partir de uma abordagem mais ampla que envolva a corporeidade do adolescente. É fundamental que a autoestima seja incluída nos objetivos e princípios educacionais, possibilitando a compreensão que somos seres singulares no mundo, possuidores de potencialidades diferentes uns dos outros, mas que precisam ser respeitadas e valorizadas por todos.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS

Notícia cadastrada em: 26/01/2018 09:37