Banca de DEFESA: EDIVALDO DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIVALDO DA SILVA COSTA
DATA: 19/02/2018
LOCAL: Av. Eng. Gentil Tavares da Mota, 1166, Bairro Getúlio Vargas. Sala 1S Campus Aracaju IFS. 19/02/2018. 14:00 h.
TÍTULO: MÃOS TECENDO HISTÓRIAS DE VIDA: MEMÓRIAS DOS SURDOS SERGIPANOS EGRESSOS DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (1950-1970)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. História. Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Memória. Surdos sergipanos.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta tese tencionou investigar a trajetória escolar e profissional dos surdos sergipanos que estudaram no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) nas décadas de 1950 a 1970. O INES, primeira escola do Brasil, especializada para pessoas surdas, destina-se a instruir, a educar e a profissionalizar essa população. Para este estudo foram coletadas histórias de vida presentes nas narrativas dos depoentes surdos que se formaram na Instituição, que compreende o período estudado, quando surgiram os primeiros movimentos efetivos em nível nacional para a escolarização do surdo brasileiro. Além das entrevistas, foram também analisadas fontes de natureza documental e iconográfica. O marco conceitual adotado teve seu embasamento nos conceitos de representação, apropriação, cultura escolar, história e memória; os principais autores que deram aporte para a compreensão dos processos históricos foram Chartier, Julia, Halbwachs, Le Goff e Pollack; e na área da história da surdez, Soares, Mattos, Souza, Rocha e Seixas. Para concretizar a análise houve um esforço no sentido de apreender os aspectos relacionados ao processo de escolarização durante o colégio-internato no INES; a convivência no espaço escolar; as oficinas profissionalizantes; os desfiles cívicos; a primeira comunhão eucarística; as atividades esportivas e de linguagem oral e articulada; os uniformes; os festejos escolares; e a carreira profissional depois do INES. Os relatos dessas experiências acerca da formação educacional e carreira profissional permitiram identificar nove surdos sergipanos (cinco deles estão falecidos) e foi possível conhecer não somente as trajetórias individuais, como também as vivências coletivas no espaço escolar. Concluiu-se que apesar da escolarização de nível básico cursada pelos surdos sergipanos no INES, os estudos realizados contribuíram para a inserção dos mesmos no mercado de trabalho e sua independência econômica e profissional.

Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA