Banca de DEFESA: ROSEMEIRE MARCEDO COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEMEIRE MARCEDO COSTA
DATA: 19/02/2018
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: A Instrução Pré-militar como disciplina escolar: marcas do exército no Atheneu Sergipense (1909-1946)
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense. Defesa nacional. Instrução pré-militar.

A presente tese investiga as práticas que se desenvolveram na Escola de Instrução Pré-militar, anexa ao Colégio Atheneu Sergipense no período de 1909 a 1946, em Aracaju-SE, tratando-se de pesquisa histórica embasada nos postulados teórico metodológicos da História Cultural. Concilia as premissas de Chartier, De Certeau, Bourdieu e Elias a partir das categorias: representação, prática, campo e figurações. O principal objetivo é analisar as práticas desenvolvidas na Escola de Instrução Pré-militar, as representações sobre educação presentes nos relatórios e demais correspondências oficiais investigar as relações que se estabeleceram entre as instituições de ensino com práticas militares, identificando as funções desempenhadas pelos instrutores da Escola de Instrução Pré-militar do Atheneu Sergipense. A pesquisa está assentada em levantamento bibliográfico, explorando o Banco Digital de Dissertações e Teses bem como artigos publicados na base Scielo, seguido da busca de fontes documentais em jornais, relatórios, regulamentos, decretos, atas, cartas, livros de memórias e outros impressos, fundamentais para compreensão do que representa a temáticca para o campo da História da Educação. Na busca por informações necessárias à investigação privilegiei as seguintes instituições: Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense, Biblioteca Pública Epiphânio Dória, Biblioteca Central da UFS e Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO