Banca de QUALIFICAÇÃO: MARKUS DE LIMA SILVA

DISCENTE: MARKUS DE LIMA SILVA
DATA: 22/11/2017
LOCAL: A definir
TÍTULO: CORPOREIDADE E ADOLESCÊNCIA: ESTUDO SOBRE A AUTOESTIMA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente. Educação. Corporeidade. Autoestima. Fenomenologia.

Essa dissertação teve como propósito a descrição das influências do contexto escolar na autoestima de alunos do Ensino Médio, a partir suas vivências corporais. Assim, procuramos evidenciar as diferentes manifestações da corporeidade vivenciadas pelos alunos investigados interpretando suas narrativas, como também, comparar os discursos dos alunos em torno da manifestação da sua corporeidade. Trata-se de um estudo que busca aproximar as contribuições da fenomenologia para o campo educacional, envolvendo as vivências corporais, as relações intersubjetivas e a manifestação da autoestima adolescente. Utilizamos como base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, que busca a compreensão do ser humano a partir da sua unicidade. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições escolares de Aracaju, uma Escola Pública Estadual e outra Escola da Rede Particular de Ensino. Participaram desse estudo dez alunos de cada escola, com idades entre quatorze a dezoito anos, matriculados no segundo ano do Ensino Médio. Foi utilizada a abordagem qualitativa da pesquisa, pois entendemos ser mais adequada ao tipo de investigação adotada, tendo em vista que a sua principal característica é o saber descritivo que proporciona a interpretação de um contexto, assim como a descoberta de novos elementos que possam emergir durante o processo. Utilizamos como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas do tipo grupo focal, onde por meio da ampliação do objetivo foi possível contextualizar ainda mais os dados coletados e estabelecer uma interação maior entre investigados. A relevância do estudo situa-se no fato de compreender a educação por meio de ações mais concretas que valorizem as experiências vividas dos indivíduos, favorecendo o exercício pleno da sua corporeidade.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS