Banca de DEFESA: MARIA AUGUSTA ROCHA PORTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA AUGUSTA ROCHA PORTO
DATA: 09/10/2017
LOCAL: A definir
TÍTULO: TEMPO COGNITIVO E TEMPO SOCIAL NAS AULAS DE INGLÊS PARA A ENVELHESCÊNCIA E TERCEIRA IDADE
PALAVRAS-CHAVES: Envelhescente. Terceira idade. Inglês. Tempo de leitura. Motivação.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional

No ano de 2025, o Brasil será considerado o quinto maior país do mundo em número de idosos, conforme projeções do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística (IBGE) e, diante desse impacto demográfico, demandas por estudos nas áreas socioeconômica, saúde e educação começam a surgir. Políticas implementadas no país, como a Lei nº 10.741/2003, Estatuto do Idoso, visam a integração social dos longevos, podendo contribuir com a qualidade de vida, como é o caso de aprender uma nova língua. Elegemos para esta tese verificar o efeito do tempo, em suas dimensões social e cognitiva, nas aulas de inglês para o público longevo: envelhescentes e pessoas de terceira idade. A dimensão social se refere à mudança nos padrões sociais da consciência sobre o envelhecimento e expectativas e motivações em relação à escolarização e ao mercado de trabalho que, por sua vez, interferem no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. A dimensão do tempo cognitivo que influencia o aprendizado de uma língua envolve a relação com a linguagem, em termos de fisiologia e de seus processos. Para medir os efeitos do tempo social e do tempo cognitivo nas aulas de inglês, realizamos, nesta tese, três estudos, a partir de dados coletados em aulas de duas turmas de um curso de extensão, “A aula de inglês para a terceira idade”, no primeiro semestre de 2016, na Universidade Federal de Sergipe. O primeiro estudo teve como objetivo medir o tempo de leitura, em português e em inglês, de modo silencioso e em voz alta, e o controle do movimento ocular (quantidade e duração das fixações e regressões), com três grupos experimentais, a fim de identificar os efeitos do envelhecimento nos participantes. Segundo Cozijn e Vonker (2003), Rayner (2007), Dehaene (2012), o padrão estabelecido é que jovens leitores hábeis leem mais rápido, em 200 a 250ms, podendo chegar a 350ms; para outros tipos de leitores, como envelhescentes e pessoas de terceira idade, a variabilidade pode passar de 500ms nas duas vias diretas de leitura (silenciosa e voz alta). O grupo de participantes jovens se diferenciou dos outros dois grupos, obtendo o padrão de 200 a 250ms. O jovem obteve um tempo maior do que na leitura em português. Os participantes da terceira idade, apresentaram um número muito maior estabelecido ao padrão de leitura de 500ms, apresentando um valor de 600-650ms. Nos textos de inglês, o tempo foi maior entre as três categorias. Os participantes leram os textos em inglês e em voz silenciosa mais rápido do que os textos em voz alta. O segundo estudo visa aferir o tempo de planejamento e de execução das aulas do curso de extensão “A aula de inglês para a terceira idade”, a fim de identificar a demanda de tempo. Cada aula foi planejada teve sua execução documentada, com o controle de tempo de execução de cada uma das tarefas A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8, A9, A10. O tempo global de execução em ambas as turmas foi inferior ao tempo planejado. Constatamos que, na turma 1, o tempo executado foi de 136,6 min, apresentando uma média de 135,2 min por aula, cujas atividades pedagógicas que duraram mais tempo foram as tarefas A1, A2, A4, A7 e A10. Já para a turma 2 o tempo das aulas planejadas e executadas, resultou numa média de 116,6 min de aula, com maior tempo as atividades A5, A6 e A8. Considerando os objetivos das turmas, a diferença de tempo maior está relacionada nas atividades sociais (teste emocional e coffee break). Já para as atividades pedagógicas, os alunos demandam mais tempo para a verificação das aulas anteriores, explicação de vocabulário e atividades extras. Na turma 2, as atividades que demarcaram mais tempo foram direcionadas para leitura em voz alta e silenciosa, revisar as estruturas da língua e discussão de culturas das línguas. O terceiro estudo teve por objetivo controlar as reações emocionais dos participantes envelhescentes e da terceira idade do curso de extensão “A aula de inglês para a terceira idade”, a fim de verificar os efeitos do tempo social. Foram aplicados testes emocionais de entrada e saída com palavras adjetivas (momento de aprendizagem) do referido curso, para medir o grau de satisfação em participar das aulas de inglês e analisar as reações que o curso motiva nos seus participantes. Os resultados globais apontam que, embora os estudos do envelhecimento mostrem que há uma demanda de tempo maior na execução de tarefas, esta demanda não é um empecilho para a participação em um curso de língua estrangeira. Bialystock, Craik e Ruocco (2006) defendem que o estudo de uma língua estrangeira pode controlar o aceleramento das demências do envelhecimento. Nosso estudo empírico, com a análise do tempo de leitura e movimento ocular, tempo de planejamento e as fichas emocionais, contribui para o aprimoramento de cursos de inglês, com resultados pontuais que podem ser aproveitados para a implementação de componentes curriculares, com definições de conteúdo e procedimentos pedagógicos, preparação, adaptação e avaliação de material impresso e digital, e cursos de formação de professores, inicial e continuada, para capacitar profissionais para atuarem em um novo mercado de trabalho, como é o caso dos envelhescentes e pessoas de terceira idade, adaptando novas situações como inclusão social acadêmica e a não exclusão de conhecimento específico na língua estrangeira.

Externo à Instituição - AYANE NAZARELA SANTOS DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2081986 - HECTOR JULIAN TEJADA HERRERA