Banca de DEFESA: MARJORIE GARRIDO SEVERO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARJORIE GARRIDO SEVERO
DATA: 28/08/2017
LOCAL: Auditório do CCSA
TÍTULO: “MUNDO DA ARTE” NA ESCOLA: A IDENTIFICAÇÃO DE OBRAS DE ARTES VISUAIS POR ALUNAS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Fundamental. Artes Visuais. Formação Escolar. Mundo da Arte. Repertório.

O que as alunas e os alunos do Ensino Fundamental identificam como obra de arte? Ao buscar responder a essa pergunta, objetivo compreender a relação entre a noção de arte de estudantes concluintes do Ensino Fundamental e as imagens abordadas por suas professoras e seus professores de arte(s) na escola. O problema da identificação de obras de arte foi discutido pelo filósofo Danto na sua tese do mundo da arte, sendo esse um problema que se insere em uma discussão mais profunda, e que diz respeito à dificuldade de discernimento da obra de arte em relação ao objeto comum, tal qual ela se apresentou a Danto na contemporaneidade. Pretendo demonstrar que a abordagem sobre as artes visuais no Ensino Fundamental realizada na disciplina de arte(s) é a principal referência que os alunos têm para identificar obras de arte. A partir dos estudos de Barbosa, abordo a presença ou a ausência de obras de arte e suas imagens na educação formal durante o processo histórico brasileiro e a emergência da temática da arte contemporânea, com o propósito restrito de contextualizar historicamente o problema. A metodologia que utilizo é a de métodos mistos, reunindo a análise de conteúdo de Bardin, o inventário de saberes de Charlot, os aspectos da foto-elicitação de Harper, os estudos de investigação baseada em artes visuais de Viadel, e a perspectiva semiótica de Peirce. Participam, na fase inicial da pesquisa, 348 estudantes dos nonos anos, de oito escolas públicas e particulares localizadas na região metropolitana de Aracaju, sendo que desse total 61 são organizados em grupos de discussão, e oito entrevistas com docentes de arte(s). A etapa de interpretação da pesquisa é desenvolvida através dos processos de comparação, quantificação, categorização e interpretação dos dados e relatos de participantes. Esta etapa é composta por três núcleos de significação: Subjetivo,Prática Artística e Referencial, e com eles identifico a ênfase da noção de arte manifestada por alunas e alunos como expressão, como pintura e como cultura, respectivamente. O resultado da aplicação da foto-elicitação é de um total de 74% de reflexos entre as imagens de obras de arte abordadas na escola e a identificação de arte destes estudantes. Os resultados desta pesquisa apontam para a confirmação da tese e indicam uma relação respaldada na contextualização e na prática artística desenvolvida na disciplina de arte(s) nas escolas.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Externo à Instituição - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO