Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA LEITE NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA LEITE NASCIMENTO
DATA: 22/03/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: JUVENTUDES EM CENA: EDUCAÇÃO, TRABALHO E RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Juventudes. Gênero. Educação. Trabalho. Disciplina.

Essa tese se propõe a analisar a relação entre escola e juventudes, problematizando as construções sociais de gênero nos espaços de formação; as diferenças na participação de homens e mulheres no coletivo dos/as estudantes, nos comportamentos, opiniões em relação à escola, à cultura, ao trabalho, à família, às sexualidades e aos movimentos sociais; e, apreendendo as singularidades, as variações e multiplicidades de práticas entre as juventudes do IFS e de suas culturas, identidades, individualidades e subjetividades. O percurso teórico-metodológico foi trilhado em diálogo com os objetivos propostos para esta pesquisa e hipóteses norteadoras do estudo. Na contextualização do objeto priorizaram-se algumas categorias teórico-analíticas no processo de aproximações sucessivas, na perspectiva de ultrapassar os aspectos da aparência e capturarmos a essência, isto é, a totalidade que constitui a realidade em que as juventudes estão inseridas cotidianamente. Foi priorizado o exercício de diálogo entre os interlocutores teóricos e dados empíricos, contemplando aspectos das dimensões macro com a finalidade de situar o nosso objeto e micro com o fito de particularizá-lo. Nesse sentido, buscamos trazer elementos sobre juventudes, culturas juvenis e escola; juventudes e construções sociais de gênero; juventudes e regulações de gênero; e, juventudes, disciplina e regramentos escolares, conforme capítulos que estruturam o trabalho. A pesquisa de caráter qualitativo do tipo estudo de caso referencia-se no método materialista histórico dialético. O universo da pesquisa abrange os/as estudantes matriculados/as nos campi do IFS nas modalidades do Ensino Médio Integrado e do Ensino Técnico Subsequente, no marco temporal entre 2015 e 2016. Foram consultadas fontes bibliográfica, documental e empírica por meio de dados da realidade macro e micro (com maior aprofundamento da fonte empírica em fase posterior da pesquisa a partir dos dados das entrevistas). Como resultados parciais demarcamos que o cotidiano escolar apresenta marcas relacionadas ao pensamento hegemônico conservador e moralizante, e, aos interesses que representam os regimes patriarcalista, capitalista e heterossexista, que visam (re)produzir a lógica da subalternidade e passividade. Ou seja, os investimentos vão na direção da construção de corpos dóceis, educados, mentes escolarizadas, conflitantes com as práticas de resistências, contra hegemônicas das juventudes, evidenciando-se a relação dialética, o movimento contraditório que perpassam o cotidiano da vida social, por conseguinte, o cotidiano escolar.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT