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Banca de DEFESA: ACACIA PRISCILLA DE SOUZA LÍRIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ACACIA PRISCILLA DE SOUZA LÍRIO
DATA: 21/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: Narrativas de uma abertura para o sensível: experiência-formação no SUS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente em Saúde. Educação e saúde. Formação em ato. PNH.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

Esta dissertação apresenta como objeto de estudo a minha trajetória de experiência-formação enquanto trabalhadora da Saúde Mental (SM) inserida no contexto institucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de dois municípios sergipanos: Aracaju e Itabaiana. A pesquisa, portanto, está situada nas relações entre as áreas Educação-Saúde e Educação-Trabalho, especificamente orientadas pelas interseções institucionais entre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PEPS) e a Política Nacional de Humanização (PNH), gestadas em 2004 pelo Ministério da Saúde (MS) mediante compromisso com a indissociabilidade entre formação e trabalho. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar de que formas as minhas experiências de trabalho, no contexto do SUS, podem ser compreendidas como processos formativos que possibilitaram uma certa abertura em meu sensível. Para tanto, o lócus (ou recorte) empírico da investigação está circunscrito à minha passagem, entre 2008 e 2013, pelos CAPS ad Primavera (Aracaju-SE) e CAPS I Renato Bispo (Itabaiana-SE). Minha orientação teórico-metodológica foi construída com base na ampliação do conceito de abertura para o sensível (BURITI, 2011; RANCIÈRE, 2009), nas referências críticas da formação em saúde pautada na normalização médica (ABRAHÃO e MERHY, 2014), no método cartográfico proposto por Deleuze e Guattari (1995) e nas ponderações da análise de implicação elaborada por Lourau (1975). Foram selecionadas duas cenas de minha experiência de trabalho no SUS/SE a partir quatro acervos de memória construídos ao longo do período indicado – caixa de afecções, diário cartográfico, relatos de experiência e registros de memória relacionados à abertura para o sensível. Para a análise das cenas utilizei os seguintes conceitos-ferramentas, que me serviram de categorias da experiência: território, estranhamento, (des)aprendizagem, experimentação, invenção, produzir-se. Por fim, as narratividades produzidas nessa dissertação falam de uma formação permeada pelo sensível e fruto dos encontros cotidianos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Externo ao Programa - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - JEANE FELIX DA SILVA

Notícia cadastrada em: 20/02/2017 08:57
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