Banca de DEFESA: JOSÉ VALTER CASTRO

DISCENTE: JOSÉ VALTER CASTRO
DATA: 14/03/2017
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: A SIGNIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO NAS NARRATIVAS DOS JOVENS: MEMÓRIA E HISTÓRIA NOS ÁLBUNS DO PROJETO EPA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história. Memória. Narrativas. Patrimônio cultural. Sensibilidade.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa objetivou analisar os significados atribuídos ao patrimônio cultural nas narrativas dos jovens, evidenciadas em álbuns produzidos no desenvolvimento do Projeto Educação Patrimonial (EPA), por estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Castro Alves (CECA), localizado no município de Adustina/BA, no ano de 2015. Esse projeto é desenvolvido desde 2012 nas escolas estaduais da Bahia e tem contribuído na formação histórica dos estudantes. A pesquisa realizada orientou-se pelos pressupostos da pesquisa qualitativa em Educação, do tipo estudo de caso. Os resultados da pesquisa estão organizados em três seções, além da introdução e da conclusão. Na primeira seção, intitulada As diversas formas de se educar sobre o passado, abordamos as questões teóricas e conceituais sobre o ensino de história, memória e patrimônio cultural. Na segunda seção, denominada Projeto EPA: potencial do patrimônio como narrativa, discutimos as diversas etapas do projeto EPA, as orientações e referenciais de história evidenciadas aos alunos a partir da proposta do projeto. E na terceira seção A memória dos jovens significando o patrimônio cultural, analisamos as narrativas produzidas pelos alunos e os significados atribuídos por eles ao patrimônio, diante da formação histórica na contemporaneidade. Os resultados evidenciam que os significados atribuídos ao Patrimônio estão relacionados à memória produzida coletivamente no percurso do tempo. Percurso que se efetiva no campo da cultura e persiste como identificação no que é memorável e no que os constitui como pertencentes a uma coletividade.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - SÔNIA REGINA MIRANDA

Notícia cadastrada em: 20/02/2017 07:54