Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE CAJÉ BERNARDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CAJÉ BERNARDO
DATA: 22/02/2017
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: "O Inglês como conhecimento escolar: o que se ensina e como se ensina"
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa. Ensino. Conhecimento Didático de Conteúdo.

O conhecimento de uma língua estrangeira é previsto pela Declaração Universal dos Direitos Linguísticos e é considerado como necessário à formação cidadã para a vida contemporânea. O inglês é a língua estrangeira mais ensinada mundialmente e desempenha o papel do idioma da globalização, da comunicação científica e dos organismos internacionais. Tem sido o idioma mais ensinado também nos sistemas escolares brasileiros, tornando-se recentemente obrigatório no currículo escolar (BRASIL, 2016). No entanto, a literatura específica sobre o ensino desse idioma na escola regular aponta que ele tem sido insuficiente para garantir esse direito linguístico e que o nível de proficiência dos brasileiros é um dos mais baixos do mundo (ALMEIDA FILHO, 2003; LEFFA, 2016). As diretrizes curriculares nacionais têm enfatizado o ensino de línguas estrangeiras para a formação cidadã, o que não descarta os conteúdos específicos da disciplina e o ensino dos elementos linguísticos. Saber como os professores dominam e categorizam os conteúdos a serem ensinados é uma questão relevante para a formação de professores. As pesquisas sobre os saberes e/ou conhecimentos docentes têm abordado os conhecimentos mobilizados pelos professores para o exercício de sua profissão, sendo poucas as que enfatizam os conhecimentos sobre os conteúdos ensinados (SHULMAN, 2004). Esta tese tem como objetivo compreender, na perspectiva dos professores, em que se constitui o inglês ensinado no Ensino Fundamental Maior de escolas públicas e que sentidos os professores atribuem a esse componente curricular e a seu ensino. Para tanto, são utilizados como base teórica os conceitos de conhecimento didático de conteúdo (SHULMAN, 2004), disciplina escolar (CHERVEL, 1990) e sentido (CHARLOT, 2000). São considerados também aspectos da especificidade do que significa aprender uma língua estrangeira (CHARLOT, 2000; REVUZ, 1998). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, do ponto de vista epistemológico, insere-se no paradigma do “pensamento do professor” (FREEMAN, 1996; SHULMAN, 2004), e, do metodológico, na sociologia compreensiva de Max Weber. Os participantes desta pesquisa são professores de inglês do Ensino Fundamental Maior, de escolas públicas de Aracaju/Sergipe. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são questionários, entrevistas e observação de aulas. Espera-se compreender o que se ensina e de que forma os sentidos atribuídos pelos professores ao idioma e ao seu ensino exercem efeitos sobre o modo como o ensinam.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo ao Programa - 1997467 - MARLENE DE ALMEIDA AUGUSTO DE SOUZA
Externo ao Programa - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA