Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVALDO DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIVALDO DA SILVA COSTA
DATA: 24/02/2017
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: OS SURDOS SERGIPANOS E O INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (1957-1973)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. História. INES. Memória. Surdos sergipanos.

Esta tese tencionou a analisar a história que marcou a educação dos surdos sergipanos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e sua repercussão na educação dos surdos em Aracaju (SE), focando, principalmente, as décadas de 50, 60 e 70 do século XX, quando surgiram os primeiros movimentos efetivos a nível nacional para a escolarização do surdo brasileiro. O INES, primeira escola do Brasil, especializada para pessoas surdas, destina-se a instruir, a educar e a profissionalizar essa população. Desse modo, procurou-se reconstituir a memória institucional e as práticas educativas nele instituídas, por meio de fontes documentais, entrevistas e estudos relacionados à temática. O marco conceitual adotado se embasou nos conceitos de representação e apropriação de Roger Chartier (1990), memória de Jacques Le Goff (1984) e as categorias de análise referentes a cultura escolar de Dominique Julia (2001), e na área da história da surdez, Soares (1999), Rocha (2009), Souza (2007), dentre outros. Os resultados preliminares evidenciam nove pessoas surdas sergipanas que estudaram no INES no marco temporal adotado e mostram uma contribuição desses surdos no desenvolvimento educacional dos surdos sergipanos.

Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA