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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS EVERSON SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS EVERSON SANTOS
DATA: 13/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: sala de aula do ppged
TÍTULO: ARITMÉTICA POLÍTICA E INSTRUÇÃO PÚBLICA EM NICOLAS DE CONDORCET
PALAVRAS-CHAVES: Calculo político, matemática social, instrução pública, progresso, história.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Tido como um dos mais importantes matemáticos do movimento intelectual das Luzes, o Marques de Condorcet buscou conjugar, em vários momentos de suas reflexões políticas e sociais, as contribuições da matemática e a compreensão dos progressos do espírito humano na história. No século XVIII aqueles que desejavam governar e elaborar projetos de diversas ordens fosse eles econômicos, políticos, sociais ou pedagógicos, a aplicação do cálculo da probabilidade era um recurso precioso, tal como se destaca no verbete da Enciclopédia – ‘Aritmética Politica&rsqu o;. Diante de um número infinito de possibilidades, o recurso ao cálculo permitia prever situações que colocassem em risco qualquer projeto futuro de sociedade. Era preciso saber como e de que maneira investir e administrar bem os recursos públicos disponíveis com aquilo que de fato pudesse manter constante a melhoria da sociedade. Garantindo-se uma educação de qualidade para todos, instruindo os homens nas letras e no conhecimento do cálculo aumentamos as chances das luzes atingirem a todos. Sendo, assim, o objetivo geral da tese é mostrar o intercambio teórico entre matemática e política em Condorcet e a repercussão disso em suas reflexões sobre a instrução pública. Já quanto aos objetivos específicos desejamos apontar que o otimismo que Condorcet depositava nos progressos do espirito humano não é apenas his tórico, mas, sobretudo, de caráter matemático; pretendemos indicar - ainda entre os objetivos específicos que - o progresso do espirito coaduna-se com os avanços do conhecimento do cálculo, daí porque, segundo Condorcet, era de suma importância o ensino da matemática. Do pondo de vista metodológico, investiremos no método filosófico seguindo a ordem das razões das reflexões Condorcet tomando como referências centrais os livros: “Memória sobre o cálculo das probabilidades” (1781-1784), “Reflexões sobre o método de determinar a probabilidade dos eventos futuros tomados da observação dos eventos passados” (1783), o Discurso Preliminar do “Ensaio e análise das probabilidades das decisões sobre a pluralidade dos votos” (1785), a primeira das Cinco mem órias sobre a instrução pública (1791-1792) e o Esboço de um quadro histórico dos progressos do espirito humano. (1795). A partir da especificidade e análise dessas obras pretendemos confirmar a hipótese de que há um imbricamento teórico entre a matemática social e o projeto político e pedagógico em Condorcet. Se confirmada esta hipótese, poderemos afirmar a tese de que, por meio do cálculo político, Condorcet entendia que quanto maior fosse o número dos que tivessem recebido as Luzes (o conhecimento do cálculo), por via de um amplo projeto de instrução pública, maiores seriam as chances de se garantir o curso indefinido do espirito para o melhor. Assim, nos termos de um projeto político e de administração pública, a análise e o cálculo das probabilidades - quando aplicados à compreensão dos fenômenos políticos, sociais - concorriam para o entendimento de que era preciso manter a instrução pública como uma ‘constante’. Mantendo a instrução pública como “constante” no âmago da sociedade, aumentavam-se as chances (probabilidade) de seu melhoramento contínuo. Desse modo, a confiança que ele depositava no progresso indefinido do homem tinha um caráter matemático.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426619 - EDMILSON MENEZES SANTOS
Interno - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA

Notícia cadastrada em: 02/01/2017 10:39
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