Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEMESIO AUGUSTO ALVARES SILVA
DATA: 09/12/2016
HORA: 14:30
LOCAL: a definir
TÍTULO: Educação Integral e o Colégio de Aplicação da UFS: possibilidades e limites
PALAVRAS-CHAVES: Colégios de Aplicação. Educação Integral. Indicadores de Qualidade. Políticas
Públicas. Qualidade Social da Educação.
PÁGINAS: 263
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A pesquisa tem por objetivo definir indicadores de qualidade para avaliar possibilidades e limites
para implementação de um projeto de Educação “em tempo” Integral no Colégio de Aplicação da
Universidade Federal de Sergipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental e bibliográfica
voltada à construção histórico-analítica do objeto de estudo, que é a criação e desenvolvimento dos Colégios
de Aplicação como política pública que surge em 1946 para a melhoria da formação dos professores. Busca-
se com isso estudar as políticas públicas para implementação da Educação Integral como estratégia para
melhoria da qualidade da educação básica. Considera-se o Parecer CFE nº 292/1962, mostrando as
finalidades dos Colégios de Aplicação como campo de estágios docente e de experimentação ou
demonstração pedagógica e seus desdobramentos. Considera-se também a legislação educacional brasileira
desde a constituição federal de 1988 até o recente Plano Nacional de Educação, mostrando a educação em
tempo integral como direito ao ensino de qualidade. A primeira parte trata da criação e implementação dos
Colégios de Aplicação no Brasil, da organização do Conselho Nacional de Colégios de Aplicação –
CONDICAP e finaliza com o balanço das atuais atividades de ensino, pesquisa e extensão e suas
contribuições para os programas voltados à melhoria da qualidade da educação básica. A segunda parte
aborda as concepções pedagógicas da Educação Integral, suas experiências históricas desenvolvidas no
Brasil, a legislação educacional brasileira e as políticas de governo e de estado para a próxima década. A
terceira parte apresenta as principais concepções sobre indicadores de qualidade para a educação e discute a
adoção do Custo Aluno Qualidade Inicial - CAQi pelo Plano Nacional de Educação. A quarta parte
apresenta os Indicadores de Qualidade desenvolvidos pela pesquisa como uma metodologia efetiva para
realizar a avaliação pretendida. A quinta parte apresenta a avaliação dos indicadores para as dimensões
intraescolar e extraescolar que vão determinar as possibilidades e limites de um projeto de Educação Integral
no Colégio de Aplicação da UFS.