Banca de QUALIFICAÇÃO: WEVERTON SANTOS DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEVERTON SANTOS DE JESUS
DATA: 18/11/2016
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES E DOCENTES DE CURSOS LICENCIATURA EM QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NA SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Representações Sociais, TIC, Licenciatura em Química

O presente estudo, sob orientação da Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Serge Moscovici, e da Teoria do Núcleo Central (TNC), conferida Jean-Claude Abric, teve como objetivo investigar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de discentes (ingressantes e concludentes) e professores formadores de cursos de Licenciatura em Química sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na sala de aula, em três cursos presenciais de Licenciatura em Química do estado de Sergipe, vinculados a: Universidade Federal de Sergipe - Campus de São Cristóvão (UFS/SC) e Campus de Itabaiana (UFS/ITA), e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus de Aracaju (IFS/AJU). A investigação de natureza qualitativa, compreendeu até o presente momento 91 discentes ingressantes, sendo 45 da UFS/SC, 25 do IFS/AJU e 21 da UFS/ITA. As respostas dos investigados foram coletadas por meio de um questionário, que continha na primeira parte a técnica da Associação Livre de Palavras (ALP) e na segunda parte questões de natureza socioeconômica, cultural, acadêmica e profissional. O estímulo indutor da ALP foi a expressão a utilização das TIC na sala de aula e cinco o número de palavras solicitadas aos estudantes com posterior hierarquização destas. O processamento dos vocábulos foi feito pelo software EVOC 2000. Os três grupos estudados manifestaram representações sociais diferentes em torno do mesmo objeto social. Para os sujeitos da UFS/SC, o núcleo central assumiu uma dimensão inteiramente funcional formado por elementos com finalidade operatória, ou seja, considerados fundamentais para a realização da tarefa profissional, como: software, computador, internet, aplicativos e datashow. A representação social da utilização das TIC na sala de aula para os licenciandos da UFS/ITA foi também marcada por termos que se relacionam aos dispositivos tecnológicos como meio de aprendizagem, a saber internet e computador. Mas, por outro lado, ela se mantém organizada em torno de elementos de ordem pedagógica relacionadas ao reflexos e possíveis resultados de uma prática educativa mediada pelo uso da tecnologia, tais como: informação e aprendizagem. A organização interna da representação para os sujeitos do IFS/AJU foi constituída por vocábulos que designam de uma lado tecnologias que ampliam as possibilidades de usos na sala de aula e podem influenciar o processo de ensino e aprendizagem, como internet e celular. E do outro, a utilização das TIC na sala de aula é representada como fonte de conhecimento, cada vez mais partilhado e difundido pelos meios de comunicação em massa. De uma forma geral, mesmo sem o desenvolvimento do processo formativo, os três grupos sociais investigados reconhecem os diversos dispositivos tecnológicos que estão à disposição dos professores e das escolas, e mas principalmente, que estão presentes no seu cotidiano permitindo-os o seu uso, e por consequência, a configuração de suas práticas sociais.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO