A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELCIO REZEK LEOPOLDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELCIO REZEK LEOPOLDINO
DATA: 30/11/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: O Fenômeno Bullying no Contexto Escolar: Estudo Acerca da Experiência Vivida de Adolescentes em Instituições de Ensino de Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente. Bullying. Corpo Próprio. Educação. Fenomenologia. Percepção.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é a interpretação e descrição dos relatos das experiências vividas de adolescentes matriculados na rede de ensino de Aracaju acerca dos fenômenos que ocorrem nesses ambientes que convivem com o bullying. Para tanto, utilizaremos com base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, onde o autor propõe a discutir o sujeito enquanto ser em sua totalidade, aquele que dá sentido ao mundo, que o transforma e que possui a consciência de que o mundo não é coisas e fatos. Trata-se de uma reflexão filosófica sustentada nos conceitos de Corpo Próprio, Percepção e Intersubjetividade. A pesquisa será realizada em três instituições de ensino: Estadual e Federal. Participarão da pesquisa onze alunos de cada segmento escolar, com idades entre quinze e dezessete anos matriculados no ensino médio e de ambos os sexos. Por se tratar de uma pesquisa que busque a compreensão na área da Educação será utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa por entender ser a mais adequada nesse tipo de investigação. Sua característica principal é o estudo descritivo que enfatiza a interpretação de um contexto e a descoberta de novos elementos que podem emergir como importantes durante o estudo. Essa característica se fundamenta no pressuposto de que o conhecimento não é algo acabado, mas uma construção que se faz e refaz constantemente. O método de coleta que utilizaremos será por meio das entrevistas com questões semiestruturadas tipo grupo focal, que através desta ampliação do objetivo da coleta de dados, busca-se contextualizar ainda mais os dados coletados e estabelecer uma situação interativa mais próxima da vida cotidiana do que permite o encontro, em geral, exclusivo, do entrevistador com o entrevistado ou narrador. A entrevista tipo grupo de foco é uma entrevista com um pequeno grupo de pessoas sobre um tema especifico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo ao Programa - 1188461 - JOSE AMERICO SANTOS MENEZES

Notícia cadastrada em: 27/10/2016 08:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10