A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICA��O: WALDINEI SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICA��O de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDINEI SANTOS SILVA
DATA: 16/11/2016
HORA: 13:30
LOCAL: a definir
TÍTULO: O Atheneu Sergipense e o ensino de Língua Inglesa na instrução pública secundária de Sergipe Del Rey (1870 – 1877)
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense. Ensino Secundário. História das Disciplinas Escolares. Língua Inglesa.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo compreender a configuração da disciplina Língua Inglesa no Atheneu Sergipense, entre os anos de 1870 e 1877. O recorte temporal corresponde ao ano em que foi criado o Atheneu Sergipense com o ingresso do primeiro lente de língua inglesa até o ano em que foi instituído e regulamentado as normas para o primeiro concurso de ingresso na cadeira dessa disciplina. Para tanto, a pesquisa se apoiou sob o signo da História Cultural e História das Disciplinas Escolares, segundo Chervel (1990). Tomamos como categorias os conceitos de “Cultura Escolar”, segundo Viñao Frago (1994) e Julia (2011) e currículo de Goodson (1997). Para alcançar os propósitos dessa pesquisa, inicialmente, buscamos entender como a disciplina de língua inglesa se estabeleceu no programa da Instrução Pública na província de Sergipe, a seguir compomos um quadro do ensino secundário, no que se refere às finalidades para ensino da língua estrangeira, segundo a reforma Paulino de Souza de 1870. Em seguida, mapeamos os lentes da disciplina de Língua Inglesa, a saber: Justiniano de Mello e Silva e Ascendino Ângelo dos Reis a fim de perceber a configuração do trabalho docente desses lentes, suas atuações e contribuições para consolidação do ensino de língua inglesa no Atheneu Sergipense. Por fim, interpretamos os livros trabalhados na instituição, bem como os conteúdos, métodos, abordagens, intencionalidades e autores. Nessa investida de pesquisa, tomamos como fonte as Atas da Congregação do Atheneu Sergipense, os compêndios History of Rome de Goldsmith e Grammatica de Jacob Bensabat, relatórios da Instrução Pública, Regulamentos do Atheneu Sergipense, Leis que regulamentam a educação no referido período, jornais do Correio de Aracaju e do Jornal do Aracaju. Por fim, a investigação nos possibilitou compreender que as configurações da disciplina de Língua Inglesa do Atheneu Sergipense, se pautam numa abordagem essencialmente gramatical ao longo dos anos com a inserção de elementos de conversação. Nesse sentido, a disciplina de Língua Inglesa no Atheneu Sergipense foi resultado de ideias pedagógicas que atuaram sobre a metodologia prescrito pelos seguidos Regulamentos da Instrução Pública.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo � Institui��o - SIMONE PAIXÃO RODRIGUES

Notícia cadastrada em: 20/10/2016 09:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf