Banca de DEFESA: ANDERSON DE ARAUJO REIS

DATA: 07/12/2016
LOCAL: A definir
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIVEIS CONEXÕES
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Educação Ambiental, Educação Inclusiva, Formação de Professor.

A presente pesquisa objetivou compreender em que medida o processo pedagógico viabiliza as conexões entre a Educação Ambiental - EA e a Educação Inclusiva - EI sob a perspectiva dos professores e gestores. A pesquisa tem caráter exploratório e abordagem qualitativa por meio do Estudo de Caso. Utilizou-se como procedimento metodológico a análise do projeto político pedagógico da Escola Estadual Professora Miriam de |Oliveira Santos Melo, questionário aberto respondido por nove professores e dois gestores e grupo focal com sete profissionais que responderam anteriormente aos questionários. Como resultado da pesquisa, foi identificado que o PPP contempla a EA e a EI, os quais viabiliza o desenvolvimento integral dos alunos nos seus diferentes aspectos, construindo coletivamente uma escola com perspectivas inclusiva, participativa, autônoma e crítica. As concepções dos docentes e gestores sobre as áreas pesquisadas versam como Educação subjetiva, os quais seus pressupostos e objetivos estão voltados para a valorização das diferentes formas de conhecimento, estimulam a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, consequentemente, aceitação das diferenças. Discute-se ainda, a necessidade da formação continuada nas áreas de EA e EI. Neste sentido, se evidenciou que os pressupostos da EA na Escola em questão podem auxiliar no processo de inclusão da Pessoa com Deficiência. No entanto, apesar da EA e a EI estar presentes nos processos pedagógicos da Escola Estadual Professora Miriam de Oliveira Santos Melo, os docentes até o momento da pesquisa não relacionavam as duas áreas educacionais como fundamentais no processo de inclusão do aluno com deficiência no âmbito escolar.

Interno - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO

Notícia cadastrada em: 13/10/2016 16:47