Banca de QUALIFICAÇÃO: RICHARDSON BATALHA DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: RICHARDSON BATALHA DE ALBUQUERQUE
DATA: 03/10/2016
LOCAL: Sala de leitura do DED
TÍTULO: " Sei ou não sei, eis a questão" O professor e o seu saber fazer frente a avaliação da aprendizagem para alunos com deficiência intelectual
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da aprendizagem. Deficiência intelectual. Saber experiencial.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A sala de aula é um espaço de múltiplas ações didáticas do professor. É através dela que as relações de ensino e aprendizagem se constituem como elemento essencial na construção da experiência profissional. É dentro dessas relações que inúmeras vezes o professor acaba questionando seu próprio saber diante da diversidade dos alunos. É natural que isso ocorra, pois ao questionar seu próprio saber o professor inicia uma tomada de consciência acerca de sua atuação, considerando o cotidiano da sala de aula o espaço essencial na construção do saber profissional. O estudo em questão buscou comprender o saber fazer do professor frente a avaliação da aprendizagem escolar para alunos com deficiência intelectual. Como forma de legitimar o objetivo da pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa por ser constituída de um rigor explicativo e interpretativo, possibilitando compreender a natureza do fenômeno em constante transformação. Essa compreensão do fenômeno se revelou a partir da coleta de dados, tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada, possibilitando validar o sentido das falas dos professores envolvidos. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise temática de Minayo (2008), tendo como suporte os princípios investigativos da corrente filosófica fenomenológica, tendo como campo uma escola da rede pública pública estadual de ensino de Aracaju-SE.

Presidente - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Interno - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Interno - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Externo ao Programa - 2624776 - MARIA JOSÉ DANTAS