Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 31/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: GÊNERO, EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: Descortinando o Curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Sexualidade. Formação Docente. Educação Física.
Cultura Universitária.
PÁGINAS: 207
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as experiências de
professores (as) e alunos (as) concluintes pertencentes ao Departamento de Educação
Física (DEF) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), quanto à abordagem das
diferenças e importância das discussões sobre as temáticas de gênero e sexualidade na e
para a formação docente. Na operacionalização da pesquisa, compreendeu-se que a
análise da relação entre educação física, cultura universitária, gênero, sexualidade e
formação docente, permite a interlocução com à abordagem histórico-crítica. A opção
metodológica recaiu sobre o Estudo de Caso com enfoque qualitativo, utilizando-se
diferentes fontes de informação bibliográficas (revisão da literatura) e documentais
(Leis, Resoluções, Decretos, Portarias, Ofícios, Anais, Monografias, Atas de Reuniões,
Ementários e Catálogo de Cursos). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
os (as) professores (as) e os (as) alunos (as) concludentes pertencentes ao curso de
Licenciatura do DEF/UFS. As conclusões da pesquisa ressaltam que as temáticas sobre
a diversidade de gênero e sexualidade são conhecimentos necessários e imprescindíveis
na e para formação docente. Contudo, as discussões sobre as temáticas ainda estão
negligenciadas ou ocultadas no curso. As abordagens esporádicas transversais quando
realizadas por alguns (mas) professores (as) da Licenciatura do DEF/UFS, mostram-se
aligeiradas e superficiais, revelando fragilidade teórico-metodológica sobre Educação
em sexualidade que pressupõe de modo mais abrangente a complexidade dessa
dimensão humana, que vai além da simples atividade sexual. A realidade atual nos
mostra o quanto estamos caminhando lentamente. Discute-se um novo conceito –
educação em sexualidade – que vem sendo utilizado como contraponto ao conceito de
“educação sexual”, para dar destaque aos direitos sexuais e direitos reprodutivos. O
conceito de educação sexual é histórico e datado, carregando consigo pressupostos
controladores e higienistas. Emerge a importância de situar a educação em sexualidade
na agenda das políticas públicas de educação, particularmente na formação permanente
dos/as professores/as dos Cursos de Licenciatura na abordagem de Genero, Sexualidade
e Educação, uma que, estão presentes cotidianamente em todos os níveis da educação.