Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO LIMA
DATA: 03/06/2016
LOCAL: Didátiva V, Sala 101
TÍTULO: Propostas de Educação na Produção Intelectual de Carvalho Neto (1926-1948): Formação e Ética do Advogado, Educação Prisional, Exercício do Magistério e Educação para o Trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Carvalho Neto. Cultura Jurídica. História da Educação. Intelectuais da Educação. Propostas de Educação.

Esta tese objetivou pesquisar as propostas de educação na produção intelectual do jurista, escritor, jornalista e professor sergipano, Antônio Manoel de Carvalho Neto, a partir de livros publicados, entre os anos de 1926 e 1948 e, analisar o lugar dessas propostas no contexto da História da Educação brasileira. Tomou-se como motivação inicial a pesquisa desenvolvida no Mestrado, na qual foram localizadas produções que refletiram discursos nos campos do Direito e da Educação, por meio das temáticas levantadas por aquele intelectual. As obras permitiram realizar análise no esteio da relação entre Literatura e História e, compreender em seus conteúdos e confronto com outras fontes, perspectivas de representação social, percepção e circulação das mesmas no campo jurídico e educacional no Estado de Sergipe e, para além dele. Três publicações principais estiveram no interesse desta pesquisa: Legislação e Trabalho: polêmica e doutrina (1926), que se constitui em discursos parlamentares, Advogados: como aprendemos, como sofremos, como vivemos (1946), cujo teor se acerca do processo formativo e das práticas sociais dos advogados e, Vidas Perdidas (1948), romance penitenciário pedagógico. Esta investigação buscou compreender como e em que dimensão a produção intelectual de Carvalho Neto se revestiu de propostas no campo da educação. Desta forma, foi necessário empreender um estudo sobre a circulação e a apropriação que tais obras tiveram a partir da crítica que receberam da imprensa, de depoimentos e, sobretudo, investigar como as propostas de educação refletidas no conjunto daqueles escritos, constituíram-se em contribuições para a educação em Sergipe e no Brasil. Esta pesquisa foi produzida na perspectiva da História da Educação, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural. Foram utilizadas como fonte: a imprensa escrita, depoimentos de intelectuais sergipanos, fontes da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura, revistas e livros. Lançou-se mão de algumas categorias de análise fornecedoras de sustentação teórica para a pesquisa, como: campo, habitus, capital social, capital cultural e capital científico de Bourdieu, apropriação, circulação e representação de Chartier, configuração social e processo civilizador de Elias, bem como intelectuais de Sirinelli e Miceli. Com vistas ao entendimento do objeto de pesquisa, o conceito de cultura jurídica de Plínio Barreto ajudou a compreender aspectos significativos do campo jurídico. Esses últimos foram considerados, nos limites desta pesquisa, como autores relevantes para o estudo. Aqueles autores conduziram a propositura da tese de que, na obra de Carvalho Neto, existem propostas de educação e instrução que estavam em pauta nacional e internacional, no período de sua produção e. atravessaram décadas, entre as quais: formação profissional e ética dos advogados, educação no sistema prisional, formação das professoras primárias e sua inserção no exercício da função e, educação para o trabalho. Espera-se com esta investigação contribuir para os estudos em História da Educação em Sergipe, com perspectiva na História dos intelectuais, uma vez que, por meio da análise da produção intelectual de Carvalho Neto, considera-se possível inscrevê-lo como um intelectual que participou, efetivamente, das questões relacionadas ao campo da educação no Brasil, tendo como locus de produção o discurso jurídico, na condição de advogado, escritor e, parlamentar.

Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO VIEIRA
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA