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Banca de DEFESA: SIMONE LORENA DA SILVA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE LORENA DA SILVA PEREIRA
DATA: 20/06/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do NEPA (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: MÍDIAS COMUNICACIONAIS E EDUCACIONAIS NA PEDAGOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Mídias comunicacionais. Mídias educacionais. Pedagogia Surda. Stood-On.
PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

O presente trabalho teve como objetivo geral elaborar um ambiente digital de aprendizagem que contemple as mídias comunicacionais e educacionais na aprendizagem dos estudantes surdos da primeira turma do curso de Letras-LIBRAS da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para tal a pesquisa foi dividida em quatro fases: a primeira foi constituída pela observação não participante e por um questionário com questões abertas e fechadas para obter o máximo de informações sobre os partícipes surdos e o grau de imersão desse público na cultura digital com ênfase nas redes sociais digitais. A segunda fase foi composta pela observação não participante na rede social facebook em que foi realizada uma atividade prática e após, essa breve experiência, aplicou-se um questionário para conhecer a opinião dos participantes. No terceiro momento apresentou-se o levantamento de requisitos do Stood-On, com base nos dados coletados que tomou forma, na quarta fase com a elaboração do software, através do diagrama de casos de uso sendo que, para facilitar o entendimento, foi divido em três cenários principais: grupo disciplina, grupo de pesquisa e grupo de discussão. A metodologia da pesquisa partiu de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva e exploratória em que foi utilizado o método qualitativo. A análise dos dados das questões subjetivas e da observação foi realizada através da análise de conteúdo, com base em Bardin, e as perguntas fechadas por meio de gráficos. Finalmente, percebeu-se que a sociabilidade virtual permite ao surdo superar a ideia de um corpo “defeituoso” e constitua seus jeitos surdos de ser, pois oportuniza a liberdade de emissão através da convergência midiática e o levantamento dos artefatos possibilitou a reflexão sobre como a disponibilização de um repositório ubíquo e acessível para mídias comunicacionais e educacionais podem contribuir para privilegiar as metodologias visuais e a implementação de novas práticas pedagógicas e comunicacionais na Educação Bilíngue de Surdos, na perspectiva da Pedagogia Surda.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

Notícia cadastrada em: 25/05/2016 07:59
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