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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROXANE DE ALENCAR IRINEU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROXANE DE ALENCAR IRINEU
DATA: 01/06/2016
HORA: 14:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: A METODOLOGIA ATIVA E A MEDIAÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino superior. Metodologia Ativa. Saúde. Gênero. Qualificação.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As mudanças constantes no mundo do trabalho e, especialmente no trabalho em saúde, trouxeram a necessidade de um novo profissional apto a responder às demandas de saúde da população. Uma nova formação profissional é destaque no meio acadêmico atual na tentativa de preparar esse profissional de saúde para o mercado de trabalho que exige um novo olhar frente ao processo saúde-doença, valorizando suas interligações com os distintos aspectos da vida em sociedade, bem como respeitando a diversidade e sensibilidade às diferenças de gênero. Neste contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001 passaram a orientar para o uso de metodologias ativas na formação em saúde com o objetivo de romper com as antigas metodologias tradicionais que outrora se basearam no ensino médico. Este trabalho objetiva compreender a experiência de docentes e discentes da Universidade Federal de Sergipe, Campus de Saúde de Lagarto, sobre o processo de formação em saúde mediado pela metodologia ativa sob uma perspectiva de gênero. A abordagem será de natureza qualitativa mediante a consulta a diferentes fontes, priorizando-se a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes dos cursos de graduação em Saúde do campus em questão. A abordagem de gênero emerge também como eixo do ensino por aportar não somente conhecimentos gerais e valores morais, mas também por ser essencial para que se garanta a qualidade da prática profissional. As políticas de gênero são colocadas atualmente como uma pauta transversal em todas as políticas de inclusão social, de valorização e reconhecimento de sujeitos excluídos socialmente e das identidades diferentes. A metodologia ativa na formação superior, por suas características ligadas a reflexão, autonomia do sujeito, vinculação com os fatos sociais reais dentro e fora do ambiente acadêmico, constitui um recurso que sinaliza a perspectiva de refletir acerca da temática de gênero referenciando-se em um conceito ampliado de trabalho de saúde como resultante de relações sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - ILKA MIGLIO DE MESQUITA
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Presidente - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ

Notícia cadastrada em: 16/05/2016 08:11
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