Banca de DEFESA: LUANA LEÃO AFRO

DISCENTE: LUANA LEÃO AFRO
DATA: 25/02/2016
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio em Salvador Bahia
PALAVRAS-CHAVES: -Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, Juvenilização, Juventude

Esta Pesquisa trata-se do Fenômeno de Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, no município de Salvador Bahia. Paulatinamente é visível a multiplicidade de jovens entre 15 e 24 anos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos ( EJA) e este crescimento contínuo tem sido um desafio para os docentes, tendo em vista a diversidade do público desta modalidade. O trabalho se ancora em autores que tem o foco mais especificamente para à EJA, como Brunel ( 2014), Charlot ( 2006), Abramo ( 2005), Di Roco ( 1979), entre outros. O estudo sobre o processo de evasão dos jovens do ensino regular e ingresso na EJA instiga a possibilidade de a partir do perfil, experiências e trajetórias de vida dos discentes jovens da EJA como um pressuposto para debates do contexto educacional em Salvador Bahia. Nesta investigação busca-se analisar o processo de Juvenilização no Ensino Médio nas classes de Educação de Jovens e Adultos em um Centro Noturno da rede pública estadual de Salvador Bahia, buscando investigar o perfil dos jovens que desistiram do ensino regular e ingressaram na Educação de Pessoas Jovens e Adultas-EPJA cada dia mais cedo, traçando o perfil destes jovens, identificando as motivações que levaram os jovens a desistirem do ensino regular e ingressarem na Educação de Jovens e Adultos, identificando o sentido que os estudantes jovens da EJA atribuem ao fenômeno de Juvenilização, além do conceito de ser jovem. O trabalho também tem o intuito de identificar junto aos docentes desta modalidade de ensino quais as principais dificuldades enfrentadas devido a juvenilização experienciada na EJA. O percurso teórico-metodológico adotado foi a opção estudo de caso de abordagem quali- quantitativa, considerando a pesquisa do tipoutobiográfica. Como instrumentos metodológicos, farei uso do questionário, entrevista autobiográfica, análise documental e observação in loco. A abordagem da pesquisa é de caráter fenomenológico de natureza qualitativa. Esta pesquisa se enraíza numa discussão mais ampla, considerando o tripé interdependente: jovem estudante da EJA, família e escola.

Externo à Instituição - ALAIN LUCIEN LOUIS COULON
Presidente - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 02/02/2016 14:42