Banca de DEFESA: DEAN LIMA CARREGOSA

DISCENTE: DEAN LIMA CARREGOSA
DATA: 30/03/2015
LOCAL: LABORATÓRIO DO UCA (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: INTEGRAÇÃO DO LAPTOP ÀS AULAS DE MATEMÁTICA DO E.M.E.F. OVIÊDO TEIXEIRA: LIMITES E REFLEXÕES
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação Docente. Tecnologia Educacional.

O presente estudo tem como objetivo elucidar os indicadores que facilitam e os que dificultam a integração do laptop do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) às aulas de matemática do Ensino Fundamental menor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, situada em Aracaju/SE. Deste modo, visando compreender a avaliação que os docentes fazem da própria formação inicial e continuada no que se refere ao desenvolvimento das habilidades necessárias para o uso pedagógico das tecnologias digitais, realizamos pesquisa de campo, cuja metodologia baseou-se numa abordagem de cunho qualitativo, de natureza exploratória e descritiva. Como aporte teórico embasamos nossos estudos em: Belloni (2005), Borba (2007), Ferrete (2007), Fiorentini (2003), Lévy (1999), Moran et al. (2009), Penteado (2000), Ponte (2003), Pretto (1996), Sampaio & Leite (2011), Santaella (2003), Valente (2008), entre outros. Este estudo possibilitou pensar sobre o processo de formação dos professores para uso de mídias com finalidade educativa, com olhar especial para as relações de ensino e de aprendizagem da matemática. Possível perceber que instalar ou distribuir computadores na escolar, foi apenas o primeiro ponto para fomentar o uso das TDIC, mas não o mais importante. A capacitação docente mostra-se fundamental para determinar o uso de forma pedagógica da tecnologia em sala de aula.

Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

Notícia cadastrada em: 13/03/2015 08:34