A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURO PIRES XAVIER NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURO PIRES XAVIER NETO
DATA: 17/12/2014
HORA: 13:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: Proletários uni-vos: o caminho para a transformação da educação
PALAVRAS-CHAVES: Crise do capital. Revolução. Educação. Financiamento da Educação. FUNDEB.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A elaboração deste trabalho deu-se num momento de efervescência política e de crise estrutural e intensa do sistema capitalismo de produção. A partir da desarticulação deliberada da organização sindical e dos movimentos sociais, do avanço das políticas neoliberais, do recuo da ideia dos partidos hegemônicos em estabelecer o socialismo e do possível momento histórico do ascenso das massas, a nossa tese central é de que só o processo de transformação social radical poderá transformar a realidade educacional brasileira, incluindo nessa lida o papel primordial do processo educacional revolucionário que, dentro da estrutura escolar formal, só fará sentido se voltado para insuflar as massas, denunciar e apontar as mazelas do sistema e for capaz de indignar os sujeitos envolvidos no processo educacional (docentes, discentes, servidores e a comunidade), com o intuito de fazer com que os mesmos reflitam sobre a possibilidade de se engajarem num processo radical, universal e internacional de transformação social. O nosso problema de pesquisa está vinculado ao questionamento de com os processos de formação educacional e de denúncia das mazelas do sistema, como por exemplo, a corrupção e as políticas educacionais voltadas para os interesses do capital, podem contribuir com o processo transformação social. Assim, analisamos a política educacional do Governo Federal, seus projetos e programas, buscando encontrar elos com as demandas norteadas pelo capital. Os objetivos do trabalho foram: compreender os processos revolucionários de transformação radical do século XX; verificar a realidade social e educacional brasileira; analisar os projetos sociais e educacionais de formação e financiamento; compreender a realidade educacional, a partir das políticas de formação de professores e financiamento de Sergipe (Estado e Municípios) e verificar como um projeto neoliberal, a partir do município de Aracaju/SE, atua no sentido de fortalecer os ditames das políticas neoliberais. Com relação ao método científico do trabalho, optamos pelo materialismo histórico-dialético a partir das categorias (pares dialéticos) Possibilidade-Realidade e Essência-Aparência. A metodologia adotada foi a análise, partir dos dados coletados no portal da transparência, de todos os contratos, convênios, empenhos e pagamentos realizados pelos municípios pesquisados, em 2013, e suas relações com recursos oriundos do MDE, Salário Educação e FUNDEB. Analisamos também os discursos oficiais de gestores e secretários de educação, com dados coletados a partir dos portais oficiais de comunicação. Verificamos que em todos os municípios pesquisados, em especial o município de Aracaju/SE, parte considerável das verbas da educação foi destinada para a iniciativa privada ou para projetos vinculados a empresas, enfraquecendo a respublica, e fortalecendo projetos políticos neoliberais, apontando assim que a estrutura política e econômica no Brasil não privilegia um processo educacional voltado para a transformação social e que é preciso realizar uma ruptura radical com essa forma de organização que se vincula em torno dos ditames e interesses comerciais e políticos do capital.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO XAVIER BASTITA
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 15/12/2014 14:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10