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Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANE COSTA AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANE COSTA AMARAL
DATA: 12/12/2014
HORA: 14:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Práticas de cuidados/educação na creche: o que dizem as crianças pequenas sobre a atuação de suas educadoras?
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Práticas de cuidar/educar. Escuta de criança.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que tem como objetivo central investigar as opiniões das crianças a respeito das práticas de cuidado/educação desenvolvidas por suas educadoras na creche. O referencial teórico põe em diálogo as produções da Psicologia do Desenvolvimento, a partir de uma orientação histórico cultural, com a Sociologia da Infância e outros pressupostos que consideram a criança como sujeito socialmente ativo desde bebê, com diferentes capacidades sociocomunicativas para se relacionar socialmente, participar de eventos culturais, apreender e compartilhar significados, utilizando-se de diferentes recursos para expressar seus interesses, necessidades e motivações. Participaram da pesquisa 25 crianças de ambos os sexos, com idades entre três e quatro anos, integrantes de um agrupamento etário denominado de Maternal III, matriculadas numa instituição municipal de Educação Infantil de Aracaju/SE. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram videogravações, fotografias e registros escritos, organizados em notas de campo. Também foram realizadas sessões de conversas com as crianças durante atividades planejadas, a saber: jogos com fotografias dos adultos profissionais da creche, histórias para completar e desenhos produzidos por pares de idade como formas de acesso à opinião das crianças sobre o tema alvo da investigação. As sessões de recolha de informações com as crianças foram submetidas à microanálises, descritas em episódios interativos e inicialmente agrupadas em quatro categorias: a) opiniões das crianças sobre a identidade de atuação profissional de suas educadoras; b) percepção das crianças sobre o processo de escolarização na creche; c) reinterpretação das práticas cotidianas das educadoras através da imitação e d) transgressões das crianças frente ao instituído pelas suas educadoras. Os resultados parciais indicam que as crianças percebem as diferenças de atuação profissional entre as educadoras que lhes dirigem práticas de cuidados e educação cotidianamente na creche. Na perspectiva das crianças, as práticas de cuidar/educar são, por muitas vezes, circunscritas por atos de disciplinamento, punições ou castigos, distantes das propostas preconizadas pelos documentos legais voltados para a educação da primeira infância.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Presidente - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 27/11/2014 08:20
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