Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍS HENRIQUE SILVA DE ARAÚJO

DISCENTE: LUÍS HENRIQUE SILVA DE ARAÚJO
DATA: 24/11/2014
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: A necessidade histórica de organização do conteúdo esporte a partir do sistema de complexos: uma contribuição ao debate sobre a metodologia de ensino dos conhecimentos da cultura corporal.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física, currículo, sistema de complexos
ÁREA: Educação

Este estudo tem como objeto de estudo o trato com o conhecimento esporte, considerando-o enquanto fenômeno social e pedagógico. Tendo em vista que atualmente o trabalho pedagógico da escola é uma expressão das determinações do modo de produção capitalista, propomos uma reorganização do trato com o conteúdo esporte, tendo como objetivo analisar a possibilidade do sistema de complexos orientar a apropriação do conteúdo esporte nas aulas de educação física no sentido de contribuir para ampliar os aspectos da formação humana dos alunos. Com base na literatura e nos estudos desenvolvidos sobre o trato com o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física, acredita-se que a organização do ensino a partir do sistema de complexos eleva o grau de apreensão dos alunos dos conteúdos escolares. Como procedimentos investigativos, realizou-se uma observação livre das aulas de educação física em uma turma de 7º ano de uma escola pública do município de Arapiraca, Alagoas subsidiadas pelas leis da dialética: lei da passagem da quantidade à qualidade, da unidade e luta dos contrários e negação da negação. Para observação destas aulas, recorremos às categorias do trabalho pedagógico, propostas por Freitas (1995): objetivos/avaliação e conteúdo/método. Para o registro das situações observadas, utilizamos a anotação de campo e para análise das falas dos sujeitos do processo educativo durante as observações, recorremos à técnica de análise de conteúdo Os dados também revelam que para o amplo desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é necessário que toda a escola esteja organizada com base nesta abordagem curricular, mas apesar das dificuldades impostas pelas condições objetivas, entende-se que obtivemos um avanço no que se refere ao grau de compreensão dos alunos sobre a totalidade do fenômeno esportivo, se comparado ao processo de ensino-aprendizagem que o trata de forma fragmentada, desconectado das suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais.

Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Externo à Instituição - WELINGTON ARAUJO SILVA

Notícia cadastrada em: 18/11/2014 15:56