Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ DE SOUZA SANTOS
DATA: 01/12/2014
HORA: 14:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Desafios e possibilidades da gestão democrática na escola: estudo acerca do Colégio Estadual Barão de Mauá no Município de Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Gestão democrática. Gestão participativa. Desafios educacionais. Escola Pública.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente pesquisa decorre de um trabalho de investigação sobre a prática da gestão observada em uma escola da rede estadual de Aracaju/SE, o Colégio Barão de Mauá, a partir da análise sobre a atuação de alguns membros da equipe gestora que atua dentro de princípios democráticos nessa instituição pública. Nesta perspectiva, buscaram-se respostas para a seguinte questão que delimita o objeto a ser estudado: De que forma o Colégio Estadual Barão de Mauá vem desenvolvendo ações que caracterizam formas de gestão democrática? Desse modo, procurou-se analisar a atuação estabelecida pela gestora, pela coordenadora pedagógica e uma professora de Língua Portuguesa. A investigação foi delineada numa abordagem qualitativa descritiva, fazendo uso de um estudo de caso, que permitiu coletar por meio da análise documental e entrevista semi-estruturada dados que nortearam a discussão do trabalho. Na parte teórica, o estudo discorre sobre a estrutura do sistema de ensino brasileiro, apresentação dos modelos de gestão e os elementos que os identificam numa perspectiva inovadora, de desafios e de possibilidades, tendo como princípio a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96, onde a mesma abre possibilidades para a participação da comunidade na gestão escolar. Por fim, o trabalho se acerca do Colégio Estadual Barão de Mauá, identificando sua localização, estrutura organizacional, o processo de candidatura ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, apresentando e analisando os dados coletados. O resultado da pesquisa confirmou o desenvolvimento de ações eficientes refletidas pela gestão democrática, que privilegiam e sublimam a participação de todos os envolvidos na escola.