Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISSON SOUZA DE SÃO JOSÉ
DATA: 19/09/2014
HORA: 10:00
LOCAL: A Definir
TÍTULO: AS ARMAS E AS LETRAS: o ensino de inglês na Academia militar do Rio de Janeiro (1810-1832)
PALAVRAS-CHAVES: Academia Real Militar. Eduardo Thomaz Colville. Ensino de Língua Inglesa. Família Real portuguesa. Instrução militar.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta Dissertação faz parte de uma pesquisa maior realizada pelo Núcleo de Estudos de Cultura da Universidade Federal de Sergipe (NECUFS), liderada pelo professor Eduardo Meneses de Oliveira e tem como objeto de pesquisa o ensino de Língua Inglesa na Academia Real Militar do Rio de Janeiro no período de 1810 a 1832. O trabalho abordará alguns fatos históricos que mostram a estima do ensino da Língua Inglesa durante a vigência do primeiro estatuto militar. Durante os primeiros anos de surgimento da Academia a falta de livros escritos em Português foi um grande obstáculo na capacitação dos militares, pois os principais livros encontravam-se escritos em Francês e Inglês. A presença da família real no Brasil e a aliança existente entre Portugal e Inglaterra foram essenciais para expansão do ensino de Língua Inglesa. O ensino de Língua Inglesa foi optativo na Academia Militar durante o primeiro estatuto (1810) e o professor responsável por tais aulas foi Eduardo Thomaz Colville. Ele lecionou na instituição até 1825, quando o ensino de Língua Inglesa deixou de ser necessário aos Militares. Na construção desta Dissertação foram utilizadas diversas obras de caráter científico, tais como: livros, teses, dissertações, documentos, artigos, manuscritos e revistas. Entre os autores utilizados podemos citar Maxwell (1996), Motta (1998) e Oliveira (2006),