Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR

DISCENTE: CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
DATA: 07/07/2014
LOCAL: A Definir
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA EM SERGIPE: TENSÕES E PROPOSIÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Democratização. Ead. Formação de Professor. UAB. Tensões.
ÁREA: Educação

: O presente estudo compreende, com ênfase nas tensões mais marcantes, o percurso de formação de professores na Educação a distância (Ead) em Sergipe, sob a égide do princípio da democratização - com acesso, permanência e qualidade. E propõe melhorias para estes cursos que têm como instituição formadora a Universidade Federal de Sergipe (UFS) dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Governo Federal. O estudo de caso do Polo UAB mais bem avaliado no estado- o “Senador Júlio César Leite” em Estância/Sergipe - de índole qualitativa, se valeu também de dados quantitativos para o aprofundamento da análise do fenômeno estudado. Esta triangulação- análise de documentos, aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas- foram os procedimentos utilizados para validar os resultados desta pesquisa com o rigor que o trabalho científico imprime. Este trabalho constata a escolha de formas de acesso coerentes com os princípios do programa que visam afetar à classe trabalhadora. Tensões, tais como: a cultura dos estudantes x nova cultura, a aprovação x reprovação, a presença x ausência contribuíram para a desistência de muitos neste itinerário de formação. Foi constatado também que o Sistema de Comunicação capenga e o Sistema de Avaliação antipedagógico adotados afetaram a qualidade dos cursos ofertados, apesar de mostrar um universo modesto de licenciados que conseguiram, com esta formação, ocupar lugares pretendidos na sociedade. Há, então, esperança. Pagaram, todavia, um preço alto: a aprendizagem individualizada, marcada pela solidão e pelo sofrimento. A UFS, por meio da Ead, está longe de contribuir, dentro dos princípios e expectativas projetadas, com a democratização da Educação superior no estado.Cuidaram do acesso. Esqueceram-se, porém, de cuidar da permanência dos seus estudantes e elevação de seus horizontes. Descuidaram, com efeito, da Educação, ao menos dentro dos referenciais de qualidade do ensino superior a distancia.

Presidente - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - CÉSAR APARECIDO NUNES

Notícia cadastrada em: 07/07/2014 09:13