Banca de DEFESA: DANIELE SANTANA DE MELO

DISCENTE: DANIELE SANTANA DE MELO
DATA: 18/07/2014
LOCAL: A definir
TÍTULO: PROJETO UCA EM SERGIPE: ANÁLISE DA INCLUSÃO SOCIODIGITAL E DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Projeto Um Computador por Aluno. Formação Continuada em Serviço. Inclusão Sociodigital.

O presente estudo está voltado à análise do processo de inclusão sociodigital por meio de distribuição de equipamentos, sob uma perspectiva de formação continuada em serviço, proporcionada por um dos projetos articulados pelas políticas públicas direcionadas às Tecnologias da Informação no meio educacional. Trata-se de um Estudo de Caso em uma das escolas da rede pública estadual contempladas pelo projeto Um Computador por Aluno. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições da formação continuada em serviço oferecida pelo Projeto UCA para as práticas pedagógicas dos professores. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar e descrever as prática pedagógicas dos professores em formação em serviço no âmbito do UCA; analisar instrumentos e metodologias adotados pelos professores em sua prática pedagógica, após a implementação do Projeto UCA e verificar “se” e “como” ocorreu/ocorre o processo de ensino à luz das diretrizes do Projeto UCA. As análises dos dados revelaram as experiências dos professores atrelado a prática com o laptop, bem como a relação da teoria e da prática obtidos pelo processo da formação continuada em serviço, permitindo conhecer como se deu o processo da inclusão sociodigital. Conclui-se que, interessante associar os projetos implementados na escola a uma proposta de intervenção que direcione ao processo de avaliação constante, do qual os professores sejam protagonistas, sinalizando as necessidades prioritárias em relação ao contexto escolar no qual estão inseridos, o que, sem dúvida proporcionaria o melhor direcionamento das novas práticas pedagógicas.

Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA CARVALHO NUNES
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS

Notícia cadastrada em: 26/06/2014 10:01