Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELO FRANCKLIN PITANGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELO FRANCKLIN PITANGA
DATA: 10/07/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: AS CONCEPÇÕES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS POR PARTE DOS PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE .
PALAVRAS-CHAVES: Questões Ambientais. Química Verde. Docência Universitária.

O sistema econômico vigente começou em meados do século XX a apresentar sinais de insustentabilidade que foram pronunciados a partir de suas várias externalidades. Inicialmente, as críticas partiram das evidências postas pela destruição e o esgotamento dos recursos naturais, mas análises mais detalhadas passaram a revelar a outra face da moeda, tão danosa quanto a ambiental, que foram as mazelas sociais. Tudo isso, produto da adoção da racionalidade técnica-instrumental, como ideologia operacional dos interesses capitalistas. Vivemos um momento de crise. Um dos setores mais criticados desse processo foi o industrial, que sempre teve seus ritmos de produção ajustados pelos ditames do capital. E em específico, a Indústria Química, que ao longo do tempo acumulou uma negativa imagem social, que até mesmo, as suas várias contribuições para a vida moderna acabam secundarizadas diante dos seus aportes negativos para o agravamento desse quadro caótico. Desafiada em colaborar para enfrentar a crise, surge no seio industrial um conjunto de propostas visando pensar os processos manufatureiros de um modo global, ou seja, não basta remediar dejetos, é necessário inserir no desenho dos produtos e nas plantas industriais práticas que minimizem os impactos de seus processos. E assim, em 1998 são propostos os chamados 12 princípios da Química Verde. Surgem como uma nova Filosofia da Química. Procurando atingir os Químicos de síntese, que na sua grande maioria desenvolvem suas funções nas Universidades. Assim, este projeto de tese tem por objetivo investigar como as questões ambientais: Problemas Ambientais, Química Verde, Sustentabilidade e Educação Ambiental, são inseridas no curso de formação de professores oferecido pela Universidade Federal de Sergipe no campus de São Cristóvão. Para esse tipo de levantamento, tomou-se como referencial a docência no nível superior. E partir dessas informações, permite-se inferir, se essas questões estão sendo inseridas, como estão, e de que modo os professores mobilizam esses conhecimentos para suas atividades em sala de aula. Para tal empreendimento teórico, fez-se a opção por uma Pesquisa Qualitativa e interpretativa. No processo de coleta de dados alguns instrumentos são propostos: Análise de Documentos, Entrevistas semi-estruturadas e questionário de Representação do Conhecimento para a captura do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos docentes do curso em tela. Para a análise das informações colhidas têm-se como base a Análise Textual Discursiva (ATD). Por fim, com vistas a atender aos rigores e à validade interna da pesquisa, o método de triangulação será utilizado a fim de que as inferências e interpretações dos resultados não sejam superficiais e nem tão pouco fragilizadas, de modo a garantir a qualidade da investigação realizada.

Interno - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 1757010 - MARLENE RIOS MELO

Notícia cadastrada em: 11/06/2014 09:53