Banca de DEFESA: JOÃO RENATO NUNES

DISCENTE: JOÃO RENATO NUNES
DATA: 23/05/2014
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Os referenciais curriculares para a Educação Física das redes estaduais do Brasil: realidade e possibilidades para a organização do trabalho pedagógico e trato com o conhecimento
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Educação Física. organização do trabalho pedagógico.

O presente estudo trata dos referenciais curriculares de Educação Física das redes estaduais do Brasil e busca responder a seguinte pergunta “como se desenvolve, desdobra e materializa-se os referenciais curriculares para a Educação Física, em particular, as Orientações teórico-metodológicas de Educação Física de Pernambuco frente aos desafios postos a organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento da Educação Física nas escolas públicas?”. O estudo consiste em uma pesquisa documental e empírica que toma o materialismo histórico dialético como aporte teórico e analítico, as categorias analíticas realidade e possibilidade e categorias empíricas organização do trabalho pedagógico/trato com o conhecimento. Como fontes: os parâmetros curriculares nacionais, as propostas curriculares estaduais para a Educação Física, as OTMs/EF-PE, planejamentos dos professores e registros de aulas de duas escolas da rede estadual de Pernambuco. Como uma das principais conclusões do trabalho, identificamos que as políticas educacionais baseadas em referenciais do ideário neoliberal, a formação inicial e continuada esvaziadas de conhecimentos científicos e sem articulação com as necessidades da classe trabalhadora, a precariedade nas condições objetivas e subjetivas das escolas e do trabalho do professor tem levado a um esvaziamento do conteúdo formativa das novas gerações.

Externo à Instituição - JOELMA OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 05/05/2014 11:04