Banca de DEFESA: ANABELA MAURICIO DE SANTANA

DISCENTE: ANABELA MAURICIO DE SANTANA
DATA: 09/04/2014
LOCAL: Sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - DIDÁTICA II
TÍTULO: RELAÇÕES DE GÊNERO, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE MULHERES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VALNIR CHAGAS, ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho. Trabalho docente. Ensino fundamental. Gênero. Identidade.

Esta pesquisa teve por objetivo analisar sob a perspectiva de gênero, o sentido, o significado do trabalho, a valorização da qualificação e de novas competências para as/os professoras do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Valnir Chagas na cidade Aracaju/SE, destacando avanços obtidos na construção da identidade, na ampliação dos direitos e da cidadania. Para a configuração do objeto de estudo, fizeram-se necessárias algumas incursões entre as áreas da Sociologia e da Educação. O referencial histórico-dialético adotado pressupõe que todas as atividades humanas são mediadas pela cultura, ou seja, em se tratando de seres humanos não existem fenômenos naturais. Desta forma, as relações de gênero são construções sociais, possuem base material e representam o processo da produção dos lugares de poder de homens e mulheres na sociedade. A opção preferencial pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, refere-se ao fato dele tanto poder analisar uma unidade como estudos múltiplos “um caso é uma unidade específica, um sistema delimitado cujas partes são integradas. metodológica recaiu na abordagem qualitativa por esta permitir a coleta e análise de dados de maneira aprofundada considerando-se os aspectos explícitos e implícitos do fenômeno estudado, além de proporcionar a explicitação das subjetividades, ou seja, não só evidenciam-se os aspectos sociais, econômicos, políticos, ideológicos e culturais, mas também as maneiras de pensar, agir e sentir dos sujeitos pesquisados, remontando a fatos que dão contorno a realidade, apreendendo as causas constitutivas e determinantes dos fenômenos. A abordagem metodológica mostrou-se relevante para o conhecimento das situações concretas de trabalho das docentes, para que, através das relações sociais observadas, possam ser apontados elementos capazes de informar análises que contribuíssem para a melhor compreensão das transformações nas relações sociais de gênero. Foram consultadas diferentes fontes de informação: documentos, estatísticas oficiais, priorizando-se as fontes orais por meio de entrevistas semi estruturadas realizadas com duas professoras da referida escola. A dialética das diferenças emerge nos sentidos e significados atribuídos ao trabalho e à qualificação. As docentes não mostram familiaridade com a abordagem de gênero; elas tendem a expressar representações naturalizadas sobre a construção das diferenças. A histórica divisão social e sexual do trabalho dificulta o processo de construção de identidades, e, por conseguinte a ampliação dos direitos e da cidadania. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, contraditoriamente elas consideram que os atributos de gênero não interferem na construção de seus projetos profissionais e vice-versa, definindo possibilidades de qualificação, mobilidade no mercado de trabalho.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - JESANA BATISTA PEREIRA
Presidente - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ

Notícia cadastrada em: 24/03/2014 16:56