Banca de DEFESA: CARMEN REGINA DE CARVALHO PIMENTEL

DISCENTE: CARMEN REGINA DE CARVALHO PIMENTEL
DATA: 17/03/2014
LOCAL: SALA DE AULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
TÍTULO: “INSTRUIR E EDUCAR”: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NO COLÉGIO “JACKSON DE FIGUEIREDO” (1938-1980)
PALAVRAS-CHAVES: Colégio “Jackson de Figueiredo”. Cultura Escolar. História da Educação.
ÁREA: Educação

Essa dissertação tem como objetivo analisar as práticas educativas e a história do Colégio “Jackson de Figueiredo”. Escola particular, não confessional, que funcionou no município de Aracaju - Sergipe (1938 a 1980). A delimitação temporal deste estudo considerou dois momentos fundamentais da instituição – o ano em que foi inaugurada, em 1938, até o ano em que funcionou como escola particular, 1980. Além da concepção educacional de escola particular não confessional, pretendeu-se identificar os fluxos de representações sociais, bem como a intencionalidade do processo educativo desta escola. Assim, essa pesquisa está inserida no campo temático da História da Educação, particularmente, na área da História das Instituições Educacionais. A análise dos elementos do ensino, a partir deste colégio, foi realizada através de diversas fontes como: conjunto de Leis, Decretos, Portarias, Regulamentos, Memorandos, Mensagens Governamentais, Relatórios da Direção da Instrução Pública e da Secretaria Estadual de Educação, Inventários, Atas e Moções do Conselho Estadual de Educação e da Inspeção Escolar, jornais, revistas, compêndios, manuais, livros de História de Sergipe, Anuários Estatísticos, periódicos indexados, dissertações e depoimentos orais, elementos que foram importantes recursos metodológicos para conclusão desta pesquisa. Para compreender o processo de formação vivenciado no cotidiano do colégio utilizou-se como principais categorias de análise: cultura escolar. (JULIA, 2001); cultura material escolar. (SOUZA, 2007; FELGUEIRAS, 2010); a questão da disciplina, (FOUCAULT, 1987);as práticas, representações e apropriações. (CHARTIER, 1990); além da história das instituições escolares. (JUSTINO MAGALHÃES, 2004). Estudo que está amparado pela História Cultural, na qual, buscou-se, com os resultados da pesquisa, contribuir para os estudos da historiografia educacional sergipana no que se refere à história da instituição “Jackson de Figueiredo”.

Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - CRISTIANO DE JESUS FERRONATO
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 28/02/2014 11:00