Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE SILVESTRE SANTOS FREITAS

DISCENTE: SIMONE SILVESTRE SANTOS FREITAS
DATA: 14/03/2014
LOCAL: SALA DE AULA DO NPGED
TÍTULO: MONSENHOR SOARES E A EDUCAÇÃO EM PROPRIÁ (1949-1960)
PALAVRAS-CHAVES: Ginásio Diocesano de Propriá. Monsenhor José Curvelo Soares. Práticas Educacionais. Propriá.
ÁREA: Educação

Esta dissertação tem por objetivo analisar a trajetória de Monsenhor José Curvelo Soares na cidade de Propriá – SE, no período de 1949 a 1960, enfatizando suas práticas educacionais nesta cidade, apresentando suas obras, seu empenho e o enfretamento de conflitos em busca de oferecer a ampliação da escolarização para a população local. As fontes privilegiadas foram localizadas nos livros de Atas da Sociedade União Beneficente de Propriá (SUB), nos livros de Tombo da Diocese de Aracaju e de Propriá de 1949 a 1960, nos jornais “A Defesa” de Propriá, entre os anos de 1950 a 1960, e em registros no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados vinculam-se aos pressupostos da História Cultural e da Abordagem Biográfica. As principais categorias de análise mobilizadas são: civilização de Norbert Elias (1994); Capital Social, Capital Cultural e Sistema Educacional de Bourdieu (1998); Documento/Monumento de Le Goff (1998) e intelectual de Sirinelli (2003). Monsenhor José Curvelo Soares teve uma participação fundamental na educação em Propriá, sendo a pretensão dessa investigação, estudar aquele momento histórico, na tentativa de compreender de que forma se construiu esse personagem e suas iniciativas, e perceber as contribuições para a História da Educação em Sergipe.

Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO

Notícia cadastrada em: 27/02/2014 23:43