A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: PAULO DE TÁSSIO BORGES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO DE TÁSSIO BORGES DA SILVA
DATA: 14/03/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação
TÍTULO: AS RELAÇÕES DE INTERCULTURALIDADE ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS PATAXÓ NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA KIJETXAWÊ ZABELÊ
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento Científico. Conhecimento Tradicional. Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Povo Pataxó.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa objetiva compreender como se configura a relação de interculturalidade entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais Pataxó na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, tendo como principais categorias de análise: Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O Povo Pataxó pertence ao Tronco Lingüístico Macro- Jê, família Maxakali, localizado no Território Indígena Kaí – Pequi, em Cumuruxatiba/Prado- Bahia. A pesquisa tem como enfoque teórico-metodológico a antropologia da educação, seguindo a abordagem qualitativa numa perspectiva etnográfica com inspiração sócio-fenomenológica, fazendo uso da análise documental, observação participante e entrevistas abertas, tendo a interpretação cultural para análise dos depoimentos. Como resultados, observamos no censo escolar de 2012 um aumento no número de escolas indígenas na região Nordeste, segunda maior região em concentração de escolas indígenas no país. Contudo, esse aumento não está atrelado a condições qualitativas, aproveitando muitas vezes, da categoria “intercultural” para escamotear problemas e desigualdades sociais. Por outro lado, se percebe um controle social da Educação Escolar Indígena no estado da Bahia, com a participação de professores (as) indígenas nos colegiados das licenciaturas interculturais, o que tem revelado um diálogo maior com as comunidades. Na relação de interculturalidade entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais Pataxó, evidenciou-se uma aproximação com a corrente multiculturalista, sendo esta pautada pelo viés da interculturalidade. Neste sentido, foram observadas algumas tentativas de práticas interculturais dentro da escola por parte dos (as) professores (as), esbarrando estes (as) em currículos instituídos pela Secretaria Estadual de Educação, infraestrutura precária, ausência de materiais didáticos específicos, dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - BENEDITO GONÇALVES EUGÊNIO
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO

Notícia cadastrada em: 25/02/2014 14:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf