Banca de DEFESA: MARIA GORETE CORREIA DE QUEIROZ CARVALHO

DISCENTE: MARIA GORETE CORREIA DE QUEIROZ CARVALHO
DATA: 25/02/2014
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: “FORMAÇÃO CONTINUADA: ANÁLISE E REFLEXÃO DOS SABERES DESENVOLVIDOS NA PRÁTICA DOCENTE DOS EGRESSOS DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA.”
PALAVRAS-CHAVES: Formação. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pró-letramento. Prática Pedagógica.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações do Programa de Formação de Professores para os Anos Iniciais – Pró-letramento/MEC na construção da prática pedagógica de um grupo de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Arapiraca. O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscou-se identificar aspectos trabalhados durante a formação que possibilitaram avanços ou não na/da prática pedagógica das professoras cursistas, a partir de suas percepções e de significados construídos sobre o curso. O estudo procurou ainda fornecer informações acerca do debate atual sobre os profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e sua necessária formação. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, focada no estudo de caso, que utilizou, para coleta de dados, um questionário constituído de três partes. Na primeira, focalizou-se o perfil dos sujeitos; a segunda voltou-se para a investigação descritiva da prática pedagógica das professoras cursistas antes do Programa; a terceira consta do desvelamento da prática depois de tê-lo concluído e de uma entrevista com as tutoras com a finalidade de comparar as falas das professoras tutoras e das professoras cursistas em relação a mudanças ou não da prática pedagógica dos envolvidos. Constatou-se que esse Programa agregou várias relações à construção da prática pedagógica das professoras cursistas, especialmente no que concerne aos seus saberes e fazeres inerentes à formação em matemática e ao trabalho com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A mobilização para a construção das sequências didáticas advindas do trabalho com o Referencial Curricular, a melhoria da organização do trabalho e dos planejamentos das aulas de matemática em face a organização do espaço e tempo e da preocupação que se deve ter com os alunos, suas necessidades e dificuldades para a efetivação de suas aprendizagens, são aspectos que se destacam. Além desses aspectos, avanços também foram percebidos na perspectiva pessoal das envolvidas no processo, no modo como passaram a transmitir os conteúdos matemáticos, na ampliação dos saberes matemáticos, na articulação do livro didático com outros materiais didáticos, no desenvolvimento da sensibilidade para reconhecer que precisam mudar, na preocupação com o desempenho dos alunos, na busca de construir a prática por meio das trocas de ideias com os colegas de trabalho, na segurança no trabalho com a matemática, na garantia dos direitos do aluno a aprender por meio da apropriação dos conteúdos e de diferentes formas ou estratégias de ensino. Ficou demonstrado, no entanto, que, talvez pela forma aligeirada e pela organização da estrutura da proposta, uma parte significativa de professores cursistas não se apropriou e não apreendeu muitos dos conteúdos matemáticos, ficando ainda a lacuna conceitual para o trabalho com matemática no ensino fundamental.

Interno - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Externo à Instituição - CARLEY RODRIGUES ALVES