Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO JOSE FIDELIS NERI

DISCENTE: MARCIO JOSE FIDELIS NERI
DATA: 06/03/2014
LOCAL: SALA DO CESAD: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
TÍTULO: HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA UNIT (2000) E NA UFS (2006): NARRATIVAS DE GESTORES
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distancia. História. Universidade Tiradentes. Universidade Federal de Sergipe. Narrativas.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

No cenário de diversas transformações sociais e educacionais neste início de século, a Educação a Distância no Brasil e particularmente em Sergipe, passou a atender às demandas urgentes da qualificação profissional e teve seu crescimento exponencial no ensino superior nos últimos dez anos. Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender, do ponto de vista histórico, o processo de implantação da Educação a Distância no ensino superior na Universidade Tiradentes, instituição privada e na Universidade Federal de Sergipe, instituição pública, a partir das narrativas orais de gestores envolvidos nesse processo em ambas as instituições. A realização deste estudo centra-se na abordagem qualitativa, tomando como objeto e como fonte as narrativas orais de gestores, com apoio documental, tais como relatórios, portarias, fotográficas, dentre outros para compreensão das dificuldades e dos avanços na oferta das primeiras turmas, em relação à infraestrutura dos polos de apoio presencial, o material didático (impresso e eletrônico) e das interações entre os envolvidos. Os primeiros achados permitem evidenciar que tanto na UFS como na UNIT, a infraestrutura era viabilizada através de convênio com as prefeituras e os polos funcionavam em escolas do ensino fundamental que, em sua maioria, não tinham estrutura para funcionar. Em relação material didático, na UFS, esse era produzido internamente, com equipe específica, sendo os professores os responsáveis pela produção do conteúdo, enquanto na UNIT, contratou-se uma gráfica só para finalizar o material, mas toda produção era no Núcleo de Educação a Distância da instituição. Em relação infraestrutura comunicacional, na UFS, o ambiente virtual de aprendizagem era o Moodle que não funcionava bem, além da resistência constante dos professores já em relação a UNIT, a primeira turma não tinha o sistema online, o processo era o seguinte: os alunos recebiam os matérias impressos, os professores planejavam as atividades e os tutores aplicavam e orientavam os alunos nos encontros presenciais.

Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO