Banca de DEFESA: ANDRE LUIS CONCEICAO ALVES

DISCENTE: ANDRE LUIS CONCEICAO ALVES
DATA: 20/03/2014
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: A Geografia e uma História: a cadeira de Geografia no Atheneu Sergipense entre os anos de 1870 e 1908
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense. Disciplina Escolar. Ensino Secundário. Geografia.
ÁREA: Educação

A proposta deste estudo apresenta como objeto de pesquisa a cadeira de Geografia no Atheneu Sergipense, tendo em vista que esta instituição foi referência de instrução secundária em Sergipe. O marco temporal compreende o período de criação do Atheneu Sergipense, ou seja, 24 de outubro de 1870, ao momento em que o Decreto 556 de 24 de agosto de 1908 passou a vigorar exigindo equiparação dos programas das escolas de ensino secundário aos do Ginásio Nacional. Dessa forma, é objetivo precípuo desta investigação compreender a Geografia a partir da concepção de disciplina escolar no período delimitado, considerando-se os conteúdos enunciados nos indícios das Atas da Congregação do Atheneu Sergipense e no material didático adotado a partir das principais categorias: cultura escolar, de Felgueiras (2010); currículo, de Goodson (1995) e disciplina escolar, de Chervel (1990).

Interno - 426619 - EDMILSON MENEZES SANTOS
Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Externo à Instituição - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA

Notícia cadastrada em: 14/02/2014 17:25