Banca de DEFESA: LAIS SANTANA SANTOS SOUZA

DISCENTE: LAIS SANTANA SANTOS SOUZA
DATA: 21/02/2014
LOCAL: Auditório Npged
TÍTULO: Família(s), escolarização e trajetórias de jovens: da educação básica ao ensino superior público em Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Famílias. Juventude.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

O trabalho tem por objetivo investigar o papel que as famílias desempenham no processo de escolarização dos filhos, ontem, alunos da educação básica, hoje, estudantes universitários. Os sujeitos da pesquisa foram jovens universitários da Universidade Federal de Sergipe, vinculados a diferentes cursos e centros acadêmicos, bem como suas famílias. Buscamos identificar o processo de constituição (ou não) de estratégias familiares de escolarização em seus percursos escolares, considerando a trajetória escolar descrita entre a educação básica e o ensino superior. Para isso, debruçamo-nos sobre a literatura que discute as questões relativas a relação família e escola observando o debate sobre práticas e estratégias familiares de escolarização dos filhos bem como as transformações que se observa no ensino superior brasileiro. A metodologia adotada caracteriza-se por sua natureza qualitativa centrada na combinação entre diferentes instrumentos de coleta e produção de dados: questionários e balanço do saber junto aos estudantes universitário e, entrevistas junto às famílias. Em que pese as limitações desse estudo, pretendemos que ele apresente sua contribuição no conjunto de produções que tem lançado seu olhar para a relação complexa que se estabelece entre famílias e educação.

Presidente - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA