Banca de DEFESA: RODRIGO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO PEREIRA
DATA: 24/02/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: Participação: um estudo sobre os Conselhos Escolares em Aracaju-SE
PALAVRAS-CHAVES: Conselhos Escolares. Qualidade da escola. Participação comunitária. Educação. Sergipe.

O estudo sobre os Conselhos Escolares considera que esta forma de organização, ao se consolidar na escola, sugere modificações na forma de gerir instituições de ensino, bem como faz proposição sobre possíveis caminhos para pensar a inserção de novos interlocutores no espaço da escola, incidindo sobre as possibilidades de uma formação escolar baseada em pressupostos e fundamentos político-participativos. Os Conselhos Escolares são coletivos integrados, compostos por segmentos que constituem o núcleo básico de funcionamento da escola: os pais e a representação da sociedade civil, os servidores técnicos, os gestores, professores e estudantes. Esses segmentos formam uma unidade jurídica que possui competências distintas, porém, integradoras. Manifesta-se através do caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador, normativo e mobilizador de ações participativas que estejam direcionadas ao acompanhamento do trabalho da escola. Por esse pressuposto, consideramos que entender as modificações realizadas sobre a escola, com a finalidade de proporcionar alterações de caráter qualitativo nos processos políticos e pedagógicos de gestão, pode ser um exercício necessário para compreensão dos rumos e das estruturas definidas no sistema educacional. Por estas questões, escolhemos, como objeto de pesquisa, os Conselhos Escolares, que se afirmam como lugar de definições políticas e pedagógicas e que possui a finalidade de aperfeiçoar a dinâmica dos processos formativos empreendidos pela escola. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Aracaju-Se, entre os anos de 2011 e 2013 e teve como população pesquisada, um conjunto de 15(quinze) escolas localizadas nos mais diferentes bairros da cidade, 52 (cinquenta e duas) pessoas que responderam aos questionários e um grupo de 18 (dezoito) pessoas, que participaram das entrevistas. Todos os sujeitos participantes da população pesquisada fazem parte dos segmentos escolhidos, a saber: professores, gestores e pais, por entender que os dois primeiros segmentos estão diretamente atuando sobre as diretrizes da escola e têm, nos pais, uma voz representativa da sociedade, incidindo, com suas expectativas e demandas, um nível de influência sobre as diretrizes da prática pedagógica. Para a coleta e análise de dados, foram utilizados as seguintes técnicas: o Questionário, a Entrevista e a Análise Documental (Atas, Portarias, Regimentos, Decretos, Quadros de medida e avaliação de resultados escolares, etc.). Esta pesquisa utilizou como norteador da investigação um conjunto de questões fundamentais, entre elas, destacamos: Há sentido em definir as experiências políticas e pedagógicas desenvolvidas no interior dos Conselhos Escolares, como evidência do significado de “Qualidade” dos processos pedagógicos da Escola?Há coerência entre os discursos oficiais, o discurso e as expectativas dos pais e professores sobre as finalidades e os sentidos das ações dos Conselhos Escolares? Todo processo interpretativo e de aprofundamento de estudo foi subsidiado por importantes autores, entre eles Paulo Freire, Jurgen Habermas, Bernard Charlot, Mª da Glória Gohn, Carlos Alberto Torres, Jean-Louis Derouet e Claus Offe. A Tese está organizada em seis capítulos, onde apresentamos a análise do objeto e os resultados da pesquisa.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA