Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ AMARO RIBEIRO

DISCENTE: LUIZ AMARO RIBEIRO
DATA: 30/01/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: As fontes do Jornal UFS: o que pensam os pesquisadores sobre a divulgação científica
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação científica. Jornal UFS. Alfabetização científica. Jornalismo científico.

A atividade de divulgação científica consiste em levar para o grande público os conhecimentos em ciência e tecnologia (C&T) produzidos nas universidades e centros de pesquisas. Dados do Ministério da Educação (MEC) de 2009 mostram que o país subiu dois degraus no ranking de produção científica mundial ao passar da 15ª para a 13ª colocação, superando Holanda e Rússia. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), os dados mais atualizados, do relatório “UFS em números 2012”, revelam que 1.497 trabalhos foram publicados por professores efetivos, dentre artigos em periódicos, capítulos de livros e livros. Para divulgar essa produção, o Jornal UFS, impresso produzido pela Assessoria de Comunicação da UFS (Ascom), tem se dedicado quase que exclusivamente ao jornalismo científico. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo geral de compreender como os professores/pesquisadores da UFS, fontes de matérias de C&T do Jornal UFS, avaliam a importância da divulgação científica. O estudo é de natureza qualitativa. A técnica de coleta de dados consiste no questionário, que foi enviado para o e-mail das 54 fontes de matérias de C&T do Jornal UFS - desde a primeira edição em 2007 até a primeira edição de 2013 (9 edições). Os primeiros resultados evidenciam que os pesquisadores da UFS, mesmo que muitos não sejam atuantes na atividade de divulgar sua produção científica para o grande público, possuem uma noção muito clara no que concerne às características dessa atividade, qual seja, levar os conhecimentos restritos a quem, de outro modo, não teria acesso.

Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO