Banca de DEFESA: MARGARIDA MARIA TELES

DISCENTE: MARGARIDA MARIA TELES
DATA: 27/08/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO: A Dança das Mãos na Significação da História: A Língua Brasileira de Sinais na Comunidade de Pessoas Surdas de Aracaju/Sergipe (1960-2002)
PALAVRAS-CHAVES: Comunidade surda. Instituições de surdos em Aracaju. Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

O presente estudo investiga como foram constituídos os diferentes falares dos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na comunidade de pessoas surdas de Aracaju, a partir da implantação das instituições para surdos de 1960 até a legalização desta língua em 2002. Trata-se de uma pesquisa histórica baseada nos pressupostos da História Cultural, estabelecendo uma inter-relação entre a educação e a linguística. Nesta perspectiva, foram utilizadas entrevistas narrativas, consulta a documentos escritos, imagéticos e orais, em arquivos pessoais de educadores e das instituições: Escola Estadual “11 de Agosto”, Sociedade de Ensino e Reabilitação “Rosa Azul”, Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe e o Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Assim como, foram consultadas referências que dialogam sobre a História da Educação Especial em Sergipe e a constituição da Libras em Aracaju. Após análise das fontes, concluiu-se que a política educacional de Aracaju, orientada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), perpassava por duas filosofias de ensino, o Oralismo e a Comunicação Total; que os diferentes falares das pessoas surdas foram influenciados pelos gestos trazidos do seio familiar para as instituições; como também, pelo intercâmbio entre surdos proficientes na LIBRAS das cidades de: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Goiás, pelos primeiros livros em LIBRAS: o Livro Linguagem das Mãos (1983), a Cartilha Português Sinalizado (1990) e Expressando com as Mãos (1993). Estas influências foram reveladas na narrativa de uma pessoa surda “[...] PODER SINAIS COPIAR SÃO PAULO OUTROS ESTADOS, MAS ESCOLHER USAR, ENSINAR AQUI”. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o registro histórico da surdez e da LIBRAS em Aracaju, fortalecendo o respeito aos direitos linguísticos das pessoas surdas e dos profissionais envolvidos no processo de comunicação e ensino dos surdos, de acordo com suas singularidades.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - MARIA LUIZA PONTES FRANÇA DE FREITAS
Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 26/07/2013 10:09