Banca de DEFESA: MARILENE SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILENE SANTOS
DATA: 07/06/2013
LOCAL: Sala de Aula do NPGED DID 2 sala 105
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DO CAMPO UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO: desafios para Sergipe e para o Brasil

PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Públicas; Educação do Campo; Neoliberalismo; Educação.

Analisar os efeitos produzidos pelas políticas educacionais implementadas nas escolas do campo no período correspondente entre 1997 e 2010 no Estado de Sergipe é o principal objetivo dessa tese. Para análise da política de Educação do Campo no Estado de Sergipe foi identificado e analisado cinco programas  educacionais, que constituíram a Educação do Campo nos últimos treze anos:  o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA; o  Programa Pro Jovem Campo - Saberes da Terra; o Programa Educação nos Quilombos; o Programa Escola Ativa; e o PROCAMPO – Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa de abordagem qualitativa e multirreferencial trabalhou tanto com pensadores marxistas (POULANTZAS, 1985); (OFFE, 1984); (GENTILI 2002, 2003); (MARTINS, 2009), como com pesquisadores que desenvolvem teorias importantes para análise da política pública (FREY, 2000); (SOUZA, 2007); (CARVALGO, 2011); (COSTA, 2011). Os instrumentos de pesquisa utilizados foi análise de documentos oficiais e dos conteúdos dos programas, e entrevistas com profissionais (secretários, professores, coordenadores) responsáveis pela implementação das políticas educacionais. Nos resultados encontrados  destacamos que o Programa Escola Ativa era o programa de Educação do Campo presente em maior quantidade de municípios (mais de 90% dos municípios pesquisados).  O Programa Educação nos Quilombos foi o único programa que não foi identificado em nenhum município, mesmo nos que têm comunidades quilombolas como Laranjeiras, Cumbe e Poço Redondo. A maioria das escolas camponesas ainda funciona em prédios improvisados e em condições extremamente improprias. Em termos de materiais a maioria dos alunos camponeses conta somente com o livro didático adotado para as escolas da zona urbana. Há exceção apenas dos alunos dos programas Escola Ativa e Pro Jovem Campo – Saberes da Terra, que tem manuais próprios. A formação continuada de professores, elemento fundamental para garantir o sucesso da politica educativa, existia também muito pontualmente em alguns municípios e era completamente inexistente na maioria deles. Nessa questão havia sempre uma compreensão divergente entre os professores e os secretários que participaram da pesquisa. Em todos os municípios pesquisados o financiamento educacional é assumido por pessoas da gestão pública municipal que não estão diretamente vinculados a educação. Dos municípios que participaram dessa pesquisa e que formam uma amostra representativa do Estado, o/a secretário/a de educação é responsável somente pelas ações administrativas e pedagógicas, pois as ações financeiras estão sob a responsabilidade das secretarias de finanças. A pesquisa realizada mostrou que em Sergipe a Educação do Campo enquanto politica educacional encontra-se ainda num primeiro estágio de implementação, funcionando através de projetos ou programas do governo federal.

Externo à Instituição - ANDRÉ SILVA MARTINS
Externo à Instituição - CELI NELZE ZULKE TAFFAREL
Interno - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS